Futebol

Vina credita boa temporada no Ceará ao seu amadurecimento e sonha com chance na seleção

Meia é um dos destaques da equipe cearense

Por Yahoo Esportes 30/04/2021 10h10
Vina credita boa temporada no Ceará ao seu amadurecimento e sonha com chance na seleção
Vina, meia do Ceará - Foto: Ascom / Ceará

Com trinta anos recém completados em abril, o paranaense Vina vive seu auge. O meia, que teve bons momentos por Fluminense, Bahia e Atlético MG, encontrou no Ceará sua casa, e mantém uma regularidade nunca vista em sua carreira. Pelo clube cearense, Vina marcou 23 gols e deu 19 assistências ao longo da última temporada, sendo o principal destaque da melhor campanha da história da equipe no Brasileirão de pontos corridos.

Em conversa com o Yahoo Brasil, o meia resumiu o seu ano brilhante pelo Ceará em uma palavra: amadurecimento. “É uma questão de amadurecimento, tanto como pessoa como atleta, diante das circunstâncias da vida, da carreira e as experiências que passei. Aos poucos eu fui podendo amadurecer, aprender com os erros, ver o lado bom de fazer as coisas certas como atleta...assim as coisas dentro de campo vão dando certo como consequência. Eu não me arrependo de nada do que fiz na minha carreira, porque tudo foi um aprendizado, onde você vai criando uma casca, uma experiência, para que você possa vivenciar um bom momento com mais tranquilidade, pés no chão. Aqui no Ceará é o momento em que eu cheguei, acredito, no meu ápice nessa questão de experiência. As coisas deram muito certo aqui, mesmo diante de coisas que ninguém esperava, como uma pandemia. Eu consegui manter bem o foco, consegui ter uma regularidade o ano todo nas competições pelo Ceará”.

Com um ótimo desempenho, as sondagens eram inevitáveis, e Vina foi cogitado em diversos clubes grandes do país. No entanto, o meia optou por renovar o seu contrato com o Ceará até o fim de 2024, dando fim aos rumores. “Na questão da renovação com o Ceará, não vejo nada mais justo do que isso. Valorizar quem me valorizou, quem me deu oportunidade. A partir do momento em que você fica em evidência, surgem várias especulações, vários torcedores pedindo para você jogar no time deles por rede social, e aqui não era diferente, com o ‘Fica Vina’. Então eu pude aproveitar para fechar essa parceria de mais anos aqui no Ceará, onde eu estou 100% adaptado à cidade e ao clube.”

O meia também ressaltou como o amadurecimento, a preocupação com a família e o projeto do clube o ajudaram a tomar essa decisão: “A questão da experiência que eu falei também ajudou. Eu vi uma possibilidade de estabilidade bacana. Hoje a gente começa a pensar diferente, começa a pensar mais na nossa família, então eu pensei em tudo isso. Todo mundo sabe que eu tinha um contrato com o Atlético Mineiro, uma equipe que vem muito bem, fazendo contratações, só que no momento eu vi aqui uma grande chance de, juntamente com o Ceará, fortalecer não só o Vina como o clube. Eu falo que a partir do momento em que você tem um elenco, um clube qualificado, peças individuais, surgem situações (sondagens). Mas eu repito, hoje o Ceará não deve nada a ninguém, e cada vez mais eu vejo que fiz a escolha certa. Óbvio que é bacana como jogador ver times grandes, do eixo interessados no seu futebol, mas hoje, até por conta da minha idade, perto de fazer 30 anos, a gente começa a pensar melhor e por esse projeto do Ceará de longos anos, praticamente 4 anos de renovação, me fez pensar bastante”.