Saúde

Urgente: secretaria de saúde investiga morte por H1N1 em Alagoas

Por Erick Balbino 05/04/2016 19h07

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está investigando uma morte registrada no Hospital Arthur Ramos, em Maceió, que pode ter sido ocasionada pelo vírus Influenza A (H1N1).

Em nota, a Sesau informou que o paciente era portador de fibrose cística, uma doença genética e crônica, que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo e que apresentava bactéria pseudômonas.

O paciente apresentava também os sistômas da da síndrome respiratória conhecida como gripe A. A Sesau aguarda o resultado do exame, cujo material biológico foi coletado por técnicos do Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) no último dia 28 de março e enviado para a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que é referência nacional para o diagnóstico da doença.

De janeiro para cá, o país inteiro entrou em alerta com o aumento no número de casos de Influenza A. Já foram registrados 444 casos da doença no Brasil. Desses, pelo menos 71 pessoas já morreram.

O estado com mair número de casos é São Paulo, que já acumula 372. Em seguida aparecem Santa Catarina (22), Bahia (9), Paraná (7), Pernambuco (5), Goiás (5), Distrito Federal (5), Minas Gerais (3), Ceará (3), Pará (3), Rio de Janeiro (3), Rio Grande do Norte (2), Mato Grosso (2), Mato Grosso do Sul (1) e Espírito Santo (1).

Vacinação

A vacinação anual contra influenza é a principal medida utilizada para se prevenir a doença, porque pode ser administrada antes da exposição ao vírus e, é capaz de promover imunidade durante o período de circulação sazonal do vírus influenza reduzindo o agravamento da doença. A Campanha de Vacinação contra a Influenza irá ocorrer de 30 de abril a 20 de maio, nos postos de saúde municipais, mas já a partir de 23 de abril será iniciada a distribuição das vacinas para as Secretarias Municipais de Saúde, que já poderão iniciar a campanha.