Brasil

Renan Calheiros suspende CPI que envolve Gustavo Feijó

Prefeito de Boca da Mata é suspeito de receber recursos ilegais nas eleições de 2012 para a prefeitura do município

Por Redação com Informações da Agência Senado e O Glob 08/04/2016 11h11
Renan Calheiros suspende CPI que envolve Gustavo Feijó

O vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol Nordeste (CBF) e prefeito de Boca da Mata, Gustavo Dantas Feijó, foi convocado a comparecer à Comissão Parlamentar de Inquérito do Futebol (CPI), aprovada nesta quarta-feira (6), mas suspensa pelo senador Renan Calheiros na quinta (7). 

Feijó é suspeito de receber recursos da confederação nas eleições de 2012 para a prefeitura do município localizado na Zona da Mata alagoana. A CPI foi anulada por Calheiros que comunicou o encaminhamento do recurso de Ciro Nogueira - de anulação- para análise da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ). 

A justificativa de Renan Calheiros é a de que "não se pode simular uma votação", considerando a prática grave porque é preciso preservar o direito de quem não deseja as votações e determinou nova votação sobre as convocações. 

CPI

Foram convocados também para para depoimento, o presidente licenciado da CBF, Marco Polo Del Nero, e o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira. As convocações têm caráter obrigatório. As datas ainda serão definidas. 

Del Nero falou à CPI voluntariamente em dezembro passado, mas a CPI entendeu que novos documentos obtidos desde então contradizem declarações feitas na ocasião (como a de que ele não teria contas bancárias no exterior) e, portanto, justificam novos questionamentos. Teixeira, que presidiu a confederação entre 1989 e 2012, já havia sido convidado a ir à CPI, mas não compareceu.

Outra testemunha que deverá comparecer à comissão é Wagner Abrahão, empresário do ramo do turismo que possui negócios com a CBF e que já teve seu sigilo bancário quebrado. 

A CPI do Futebol investiga contratos da CBF relativos à Copa do Mundo de 2014, à Copa das Confederações de 2013, à organização de partidas da seleção brasileira e a negociações de direitos de transmissão de competições.