Educação

Estudantes protestam contra o atraso de bolsas e cobram melhorias na Uncisal

Bolsa permanência não é paga há meses, segundo protestantes; universitários relatam dificuldades

Por Anne Caroline Bomfim 13/04/2016 09h09

Estudantes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) realizam um protesto durante toda a manhã desta quarta-feira (13), no campus sede da instituição, localizado no bairro Trapiche da Barra, em Maceió.

De acordo com Erivaldo Lima, estudante do curso de Fisioterapia e membro do Diretório Central de Estudantes da Uncisal (DCE), os alunos protestam contra o atraso de bolsas de permanência e cobram melhorias estruturais e mais segurança na universidade. Segundo ele, o benefício das bolsas não é concedido aos universitários desde o final do ano passado. 

“O auxílio é de apenas R$400 reais, mas ajuda muito aqueles que recebem, principalmente as pessoas que são do interior do estado. Eles precisam bancar aluguel e alimentação e já contam com esse valor para poder se manter e estudar na instituição”, relata.

Outro ponto cobrado pelos protestantes é a demora na inauguração do Restaurante Universitário (RU) no campus. Segundo o DCE, as obras estão paradas há dois meses e sem previsão de retorno. No final da manhã de hoje (13), os alunos vão fazer uma “inauguração” do estabelecimento e vão cobrar a abertura imediata do mesmo. 

Sem banheiros
“Os alunos que estudam no 1º andar tem de se deslocar para o térreo ou para o 3º andar para ir ao banheiro. Isso porque o toalete simplesmente não funciona. Um absurdo!”, reclama Lima. 

Sem segurança
A falta de segurança no campus também incomoda os universitários e chega a deixar as famílias dos estudantes apreensivas durante a volta para casa, principalmente aqueles que precisam estender o horário de estudo até o período noturno. “É muita insegurança. Alguns vigilantes até fazem rondas na universidade, mas isso não coíbe os assaltantes. Ficamos assustados com essa situação”. 

Posicionamento da Uncisal

A assessoria de comunicação da Uncisal informou que a gestão da universidade ainda não foi comunicada oficialmente a respeito das reivindicações e aguarda um posicionamento oficial do reitor.