Região Metropolitana de Maceió

PF investiga transações irregulares de recursos federais pela Prefeitura do Pilar

São investigados, nos autos, aplicação de recursos oriundos do MDS

Por Redação com assessoria 19/04/2016 10h10

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação 'Descaso' no município de Pilar, que tem o objetivo de obter processos de prestação de contas relativas a recursos recebidos pela gestão municipal. Há informes de irregularidades nestas transações com o governo federal. A atividade foi realizada nesta terça-feira (19).

A referida documentação é de grande relevância na instrução dos inquéritos policiais instaurados para apurar supostos crimes de má utilização de recursos públicos transferidos àquela municipalidade.

São investigados, nos autos, aplicação de recursos oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Neles, a Controladoria Geral da União (CGU) observou uma série de irregularidades, em particular nos programas de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e Serviço de Proteção Socioassistencial à Criança e ao Adolescente, entre os anos de 2001 e 2005, bem como em processo de contratação e pagamentos realizados com recursos do Peti.

Também são investigadas possíveis irregularidades na aplicação das verbas do Fundo Nacional do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef, atual Fundeb), nos anos de 200, 2001 e 2004.

A omissão do município em apresentar a documentação requisitada em diversas oportunidades, por diversos órgãos oficiais de controle, resultou na atual operação, que foi comandada pelo delegado Fábio Maia, chefe da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado, da PF em Alagoas.