Polícia

Operação prende homem suspeito de envolvimento em fraudes de licitação

Mandado de prisão temporária foi expedido pela 17ª Vara Criminal da Capital

Por 7 Segundos com assessoria 28/04/2016 06h06
Operação prende homem suspeito de envolvimento em fraudes de licitação
- Foto: Assessoria

Atualizada às 7h17

Um homem teve a prisão temporária decretada na manhã desta quinta-feira (28), em uma operação conjunta do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) e Polícia Militar (PM). O mandado de prisão foi expedido pela 17ª Vara Criminal da Capital.

De acordo com a assessoria de comunicação do Ministério Público Estadual (MPE/AL), Luciano Lima Lopes, mais conhecido como “Luciano cabeça”, é suspeito de envolvimento em fraudes de licitação em municípios do litoral Norte e Sul de Alagoas.

Segundo investigações do Gecoc, ele forneceria notas fiscais frias para várias prefeituras com a finalidade de desviar recursos públicos.

Como vantagem, o acordo seria o repasse de 7% do valor desviado para o mesmo. A fraude se dava por meio de empresas fantasmas que forneceriam as notas falsas para justificar as despesas feitas pelos gestores. 

Lopes será encaminhado para o Gecoc e prestará depoimentos. Ele foi denunciado, também, por outras pessoas que também participariam do mesmo esquema. O mandado de prisão foi cumprido na suposta residência do suspeito, em um condomínio localizado na Avenida Doutor Márcio Nunes Vieira, no bairro da Jatiúca, parte baixa de Maceió.

Membros do Gecoc e PM também estiveram em uma empresa de locação de veículos situada no bairro da Gruta. Lá, foram cumpridos um mandado de busca e apreensão. Há suspeitas de que Luciano guardaria dentro do estabelecimento documentos relativos a possíveis fraudes.
 

Redução de Pena

Ainda segundo a assessoria do MPE/AL, empresários que colaborarem com a operação poderão ser beneficiados com redução de pena em caso de condenação.

Defesa

O portal 7 Segundos entrou em contato com Augusto Bomfim, advogado de defesa de Luciano Lopes. Ele afirmou que ainda toma ciência dos fatos e que emitirá um parecer após conversas com o cliente e apurar as informações

 

Veja os vídeos abaixo: