Economia

65 mil pessoas ainda não declararam o Imposto de Renda em Alagoas

Prazo se encerra às 23h59 minutos e 59 segundos da sexta-feira (29)

Por Anne Caroline Bomfim 28/04/2016 11h11

Os contribuintes que ainda não prestaram contas ao Fisco precisam correr. É que o prazo para declaração do Imposto de Renda, em 2016, se encerra às 23h59 minutos e 59 segundos da próxima sexta-feira (29). Em Alagoas, 65 mil pessoas ainda não enviaram o documento até às 9h de hoje. Os dados são da assessoria de Comunicação da Receita Federal de Alagoas.

O estado conta com 230 mil contribuintes. Cerca de 175 mil pessoas já declararam, o que corresponde a cerca de 76% da porcentagem total. 24% dos colaboradores ainda não o fizeram em Alagoas. Aquelas pessoas que, por algum motivo, perderem o prazo, estarão sujeitas ao pagamento de multa mínima de R$165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Algumas pessoas já pode consultar o extrato da declaração. Caso não ocorra nenhum imprevisto, todos os extratos serão disponibilizados para consulta até o dia 10 de maio.

Os contribuintes que detectarem algum tipo de problema ou inconsistência nos dados precisam enviar um documento retificador, que substituirá a declaração original. 

Erro de preenchimento

O presidente do Sindicato dos Contabilistas de Alagoas (Sindcont/AL), Luiz Reinaldo, orienta que os contribuintes busquem auxílio dos Contadores para não correrem o risco de preencher alguma informação de maneira errada, correndo o risco de cair na malha fina.

“Existem aquelas declarações mais simplificadas, de pessoas que possuem apenas um emprego, ou de solteiros, por exemplo. Nestes casos, elas podem fazer a declaração sem a ajuda de um profissional. Mas, na maior parte das vezes, recomenda-se que os contribuintes procurem um Contador, principalmente aqueles de possuem mais de uma fonte de renda”, ressaltou. 

Ainda segundo Reinaldo, a cada ano que passa, o processo de envio da declaração se torna mais simples e produz algumas facilidades, o que beneficia tanto os profissionais da Receita, quanto os próprios contribuintes. Apesar de o processo ter se tornado mais prático e fácil, o presidente retificou:

“No entanto, detectamos uma dificuldade: aqueles profissionais que trabalham com atendimento de pacientes reclamaram de alguns dados e informações extras que foram solicitados este ano, como o CPF, no ato da consulta”.

Apesar da solicitação, que não precisava ser enviada em ano anteriores, o Sindcont avaliou como "positiva e dentro das expectativas" o processo de declaração deste ano.