Alagoas

Seris expande parceria para promover reintegração social por meio do trabalho

Por Agência Alagoas 28/04/2016 21h09
Seris expande parceria para promover reintegração social por meio do trabalho
- Foto: Agência Alagoas

Promover a dignidade dos custodiados, por meio da oferta de trabalho, é uma das metas da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Na tarde desta quinta-feira (28), mais uma importante parceria foi expandida, gerando oportunidade para que os internos do sistema prisional sejam contemplados e, consequentemente, benefícios sejam gerados para a sociedade.

Interessada em fortalecer as ações de Estado, a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Rosinha Cavalcante (Semudh), e o secretário da Seris, tenente-coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, assinaram um termo de cooperação. Com a iniciativa, mais cinco custodiados passarão a prestar serviços naquela instituição, totalizando dez trabalhadores oriundos da parceria.

O secretário Marcos Sérgio lembra que vinte instituições públicas e privadas mantêm parceria com a Seris. "Com a mão de obra carcerária, os parceiros melhoram os serviços ofertados à população, além de contribuir com a Seris no processo de reintegração social dos 360 apenados que trabalham atualmente em Alagoas. É fundamental o apoio da sociedade para gerar oportunidade e mudar a vida dos apenados".

A secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Rosinha Cavalcante, lembra que, além da oferta de vagas para o trabalho, ainda existem capacitações para promover a cidadania dos profissionais. "Buscamos disseminar boas práticas, orientando os reeducandos para respeitar os direitos previstos em lei. Assim, todos saberão conviver com a diversidade de gênero, raça, cor e etnia, valores fundamentais para a cidadania”, salienta a gestora.

Política de Atenção à Mulher Presa e Egressa do Sistema Prisional

Na próxima semana, as servidoras da Semudh farão uma visita ao Presídio Feminino Santa Luzia. Na ocasião, será feita uma análise técnica para fortalecer o processo de reintegração social das apenadas.

Posteriormente, haverá um trabalho para prevenção da reincidência de delitos, com orientações dirigidas tanto para as internas, como também para o público externo.