Eleições

Em contagem regressiva para fim de prazo, Fórum Eleitoral registra longa fila pelo 2º dia consecutivo

Por 7 Segundos 03/05/2016 07h07
Em contagem regressiva para fim de prazo, Fórum Eleitoral registra longa fila pelo 2º dia consecutivo

Pelo segundo dia consecutivo o Fórum Eleitoral, na Avenida Fernandes Lima, é tomado logo nas primeiras horas da manhã por eleitores que ainda não resolveram as pendências junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Bem antes do Fórum abrir as portas para o atendimento, a fila registrada do lado de fora já surpreendia, era quilométrica. O prazo para regularização dos eleitores começou no último pleito, há cerca de um ano e meio, e termina amanhã.

De acordo com a assessoria de Comunicação do TRE/AL, após o final do prazo os serviços como alteração de dados cadastrais, transferência de domicílio, segunda via, revisão biométrica e alistamento não poderão ser realizados. O órgão estuda aumentar a demanda de funcionários para atender a multidão de eleitores que deixaram para resolver as pendências na última hora, mas o prazo não seria prorrogado.

“Não vamos estender o prazo porque entendemos que realizamos uma ampla divulgação para todos os eleitores e a população, de maneira geral, sempre deixa para se regularizar de última hora”, falou Flávia Gomes de Barros, do TRE/AL.

Nos últimos dias, cerca de 800 pessoas passavam pelo Fórum diariamente. Ainda não há um balanço, mas a estimativa é que este número esteja bem abaixo do registrado ontem e hoje.
Segundo balanço do TER/AL, 18.201 eleitores deixaram de comparecer as urnas no último pleito eleitoral. Maceió com 6.859 e Arapiraca com 1.090 foram as cidades com maior registro de faltosos na última eleição. Estes eleitores devem resolver as pendências sob o risco de cancelamento do título. O cancelamento está agendado para o período de 19 a 21 deste mês de maio. No próximo dia 25 estarão disponíveis as relações contendo os nomes e os números de inscrição dos eleitores cancelados por ausência aos três últimos pleitos.