Geral

Maio Amarelo pretende diminuir acidentes de trânsito e alertar condutores em Alagoas

Por Redação com assessoria 06/05/2016 14h02

A cor amarela nos semáforos significa atenção. E é este o intuito do Movimento Maio Amarelo que chegou em Alagoas: fazer com que condutores, pedestres e a sociedade em geral tenham uma atenção especial no trânsito.

O Movimento que segue outras ações como "Outubro Rosa" e "Novembro Azul", que tratam respectivamente sobre câncer de mama e câncer de próstata, é uma ação mundial que, em Alagoas, tem como foco principal a redução de acidentes de trânsito entre condutores de veículos motorizados de duas rodas, visando reduzir o índice de morbimortalidade presente neste grupo.

"O impacto que queremos mostrar aqui não é para chocar a sociedade e sim para trazer uma reflexão. É preciso que haja uma mudança de comportamento no trânsito para que possamos salvar vidas e evitar a dor de uma família ao ter que enterrar um ente querido vítima de um crime de trânsito, que não deveria ser considerado como um acidente", afirma o diretor presidente do Detran/AL, Antônio Carlos Gouveia.

De acordo com Cheila Lima, consultora Técnica do Ministério da Saúde, acidentes de trânsito são evitáveis e quando acontecem significa que houve falha por meio dos órgãos de trânsito, bem como de toda a sociedade. "Se temos um trânsito onde as pessoas priorizam mais a pressa do que a segurança no trânsito, temos que refletir sobre essa postura. A cidade não é feita para carros, motos ou caminhões. A cidade é feita para pessoas e elas têm o direito de sair de suas casas e voltarem vivas", afirma Cheila.