Mundo

Trégua entre rebeldes e regime sírio é prolongada por 48 horas

Por EBC com Com Conteúdo - Agência Lusa 10/05/2016 08h08
Trégua entre rebeldes e regime sírio é prolongada por 48 horas
- Foto: AFP

A trégua entre as forças do regime sírio e os rebeldes em Alepo, no norte do país, que deveria acabar ontem (9) à noite, foi prolongada por 48 horas, até à meia-noite de quarta-feira, anunciou o comando do exército.

Esta é a segunda vez que a trégua temporária, estabelecida na quinta-feira passada, sob a liderança dos Estados Unidos e da Rússia, é estendida em Alepo, cidade controlada pelas forças do governo e pelos rebeldes.

Esta segunda dilatação da trégua decorre do acordo entre a Rússia e os Estados Unidos para aumentar os esforços visando encontrar uma solução política para a guerra de cinco anos da Síria, que já matou mais de 270 mil pessoas.

"A Federação Russa e os Estados Unidos estão determinados a redobrar os esforços para alcançar uma solução política para o conflito sírio", segundo um comunicado russo-americano conjunto publicado pelo Ministério das Relações Exteriores russo.

Para este fim, a Rússia "vai trabalhar com as autoridades sírias para minimizar as operações da aviação sobre áreas que são predominantemente habitadas por civis ou partidos", diz o mesmo comunicado.