Litoral

Maragogi recebe primeira praça abastecida com energia solar

Por Redação com assessoria 10/05/2016 11h11
Maragogi recebe primeira praça abastecida com energia solar
- Foto: Secom Maragogi

Na última sexta-feira (6), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) inaugurou, na Praça dos Cabanos em Maragogi, o sistema de abastecimento de energia solar. A ação que é pioneira no Estado, fez parte da programação da 3ª edição do Governo Presente.

A execução dos serviços, a exemplo da construção de uma caixa de alvenaria para instalação dos equipamentos, foi realizada com recursos da prefeitura, através das secretarias municipais de turismo e infraestrutura. O projeto inclui cinco placas equipadas de bateria com sistema off grid, que armazena a energia durante o dia para ser utilizada à noite. “A principal vantagem da ação é levar ao destino turístico, uma nova tecnologia que não depende da rede de energia da concessionária”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima.

Na solenidade, o prefeito Henrique Madeira destacou a importância da inovação por gerar um sistema capacitado e econômico. “Os benefícios que esse novo sistema trará para o município, são exitosos. Além de cumprir com as questões ambientais, irá garantir mais segurança para a praça e seu entorno”, disse.