Região Metropolitana de Maceió

Atletas, alunos e professores participarão do revezamento da Tocha

Cerca de vinte pessoas conduzirão a tocha e mais 500 voluntários atuarão de apoio ao evento no município

Por Redação com Agência Alagoas 14/05/2016 14h02

Um dos seis municípios selecionados para receber a tocha olímpica em Alagoas, São Miguel dos Campos já se prepara para recepcionar com festa o símbolo maior das Olimpíadas no dia 29 deste mês. Cerca de vinte pessoas, entre atletas, professores e estudantes, conduzirão a tocha num percurso de quase 5km.

Com o tema “O Brasil e os jogos olímpicos e paralímpicos”, Renata Alves dos Santos Silva, de 14 anos de idade, estudante da 1ª série do Ensino Médio da Escola Tarcísio Soares Palmeira foi uma das ganhadoras do concurso de redação promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), e representará os alunos da Rede Estadual de Educação no município.

“Não imaginava ter a minha redação selecionada. Falei sobre os valores olímpicos, essenciais para uma boa convivência em sociedade. Amizade, solidariedade, respeito e inclusão. Os jogos olímpicos e paralímpicos são importantes oportunidades de se mostrar os potenciais dos atletas, em especial às pessoas com deficiência. Eles precisam deste apoio”, destacou Renata.

Segundo a diretora da Escola Tarcísio Soares, Rosa Quitéria Gouveia, a escola foi selecionada por elevar o índice da educação básica (Ideb) do município. Ela informou ainda que mais dois estudantes também foram escolhidos como suplentes: Graciene Tavares Santos, também da 1ª série do Ensino Médio, que abordou sobre as olimpíadas 2016 e o legado que os jogos deixarão para o país, e Taciano José Dantas, da 2ª série, que discorreu sobre o tema “No esporte somos todos iguais”.

Outra selecionada para conduzir a tocha foi a professora de Educação Física da rede estadual e coordenadora pelo município, Eladia Braga. Com uma história de mais de 15 anos de dedicação ao desenvolvimento dos esportes na região, a docente credita a esta prática a superação de um câncer de mama.

“Cinquenta por cento da minha cura deve-se a adoção de hábitos saudáveis: atividade física e alimentação. Levei a doença literalmente na esportiva. Agora vem este momento para coroar de vez minha alegria. Sinto-me honrada”, garantiu.

Programação - Durante todo o dia 29 os miguelenses terão muita festa. Foi o que anunciou o secretário de esporte e lazer do município, Valdemir dos Santos Costa. A programação terá circuito de rua, torneios de futsal, handebol, basquete e vôlei sentado, estão abertos para a participação de estudantes das redes públicas e privadas e da comunidade em geral.

“Será um momento histórico para nosso município e estamos contando com todo esforço da administração pública para realizar este evento. O esporte é sinônimo de união, disciplina, amizade, pureza. Que esta passagem deixe esta marca para nossa comunidade, sobretudo a juventude”, considerou.

Na última quinta-feira, dia 12, uma reunião entre a gerente regional de Educação Fabiana Rocha e o secretário Valdemir Costa definiu os últimos detalhes sobre a atuação das escolas da rede estadual na programação.

O percurso da tocha olímpica em Alagoas passará também por Arapiraca, São Sebastião, União dos Palmares, Murici e a capital, Maceió.​