Brasil

Inscrições para o exame do Enem se encerram nesta sexta-feira (20)

Por Agência Alagoas 20/05/2016 08h08

Candidatos que se submeterão à edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até esta sexta-feira (20) para efetuar sua inscrição por meio do site enem.inep.gov.br. A taxa de inscrição para o exame é de R$ 68, mas os alunos de escola pública estão isentos deste pagamento.

As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro na seguinte sequência: no primeiro dia, um sábado, o candidato terá 4h30 para responder a questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no domingo, será a vez das provas de Redação, Matemática e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que terão 5h30 de duração.

Além do acesso ao Ensino Superior, o Enem também possibilita ao candidato obter a certificação de conclusão do ensino médio. Para isto, no ato da inscrição, o interessado deve marcar a opção certificação de conclusão do ensino médio bem como indicar a instituição pela qual deseja receber o certificado – que, em Alagoas, é a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Preparativos – Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela execução do Enem, até a última quarta-feira (18), 6.115.821 pessoas haviam efetuado inscrição no exame.

Em todo o estado, a Seduc vai promover aulões preparatórios para os alunos da rede estadual. No agreste alagoano, a 5ª Gerência Regional de Educação (Gere) estima que mais de três mil estudantes façam as provas em Arapiraca e municípios vizinhos.

A gerente da 5ª Gere, Wilany Felix, conta como as unidades de ensino da região se preparam para o exame. “Em nossas escolas, os professores têm uma atenção especial com as turmas concluintes, promovendo, dentre outras atividades, simulados e incentivando os alunos a treinar a redação e fazer leitura de temas da atualidade”, fala Wilany Felix. Ela adianta que a Gere pretende realizar atividades voltadas para o Enem em diversos municípios da região.

Maiane Alves, estudante da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Professor José Felix de Carvalho, em São Sebastião, é uma das alunas da rede estadual que se submeterão ao exame este ano. Ela dá dicas de como elaborar uma rotina de estudos.

“Além das atividades preparatórias da escola, onde os professores nos incentivam muito, estou fazendo um curso preparatório e também acesso a plataforma Hora do Enem, do MEC, onde temos conteúdo prático e interativo. Também procuro estudar ao menos uma disciplina por dia e elaborar uma redação por semana”, conta Maiane.