Na Mídia

"As pessoas tomam um susto ao me ver", afirma atriz que perdeu 37kg

Por Ego 22/05/2016 12h12
'As pessoas tomam um susto ao me ver', afirma atriz que perdeu 37kg
- Foto: Jõao Miguel Junior

Quem conheceu o trabalho de Simone Gutierrez em 2010 - quando ela viveu a Lurdinha na novela "Passione", sua primeira personagem de destaque na TV - e não a acompanhou mais na telinha ou no teatro, certamente fica bem surpreso ao vê-la agora, em sua, digamos, "versão 2016". O motivo? De lá para cá, a atriz entrou em uma lenta e certeira dieta que a fez perder 37 quilos. Saiu dos 95 para os atuais 58kg.

"Tem gente que acha que fiz a bariátrica, acredita? Mas não fiz, não. Fiquei um ano e meio em dieta para chegar ao meu peso atual. Muitas pessoas tomam um susto quando me veem, mas entendo que é por conta dos meus personagens que mais fizeram sucesso. Tanto na TV quanto no teatro, o público me viu gordinha, aí fica com essa imagem no inconsciente", diz ela, que se destacou como Serena, da novela "Joia Rara", e como Tracy, do musical "Hairspray".

Ao longo da carreira, Simone conta que sempre oscilou entre estar com mais ou menos peso, de acordo com o que cada personagem pedia. Porém, a mudança definitiva se deu por motivo de saúde. "Descobri que tinha dois cistos na tireoide. Ou emagrecia ou operava. Por também ser cantora, morria de medo de operar e ter problemas na voz. Como não tinha pressa de emagrecer, fui devagar. Eliminei uns 3 ou 4 quilos a cada mês", lembra. "Não perdi peso por estética. Sempre me curti e fui feliz com o que via no espelho. Nunca tive problema de autoestima ou para arrumar namorado, por exemplo. Nós não somos só um corpo."

Dieta com todos os alimentos liberados

Para quem pergunta qual o segredo da sua perda de peso, Simone diz que não passou fome ou tomou remédios. Ao contrário: garante que podia comer de tudo.

"Quando cheguei à consulta com a minha endocrinologista, a doutora Elaine Dias, disse que semprei achei dolorosa a parte restritiva em uma dieta. Conversamos muito e ela me falou que eu poderia comer de tudo, mas pela metade. Assim, continuei comendo as coisas que gosto, mas em porções bem menores", conta ela, que acredita que a falta de pressa também ajudou para que a dieta desse certo. "Já emagreci e engordei por conta de papeis, então sempre era com pressa. Quando resolvi que seria no meu tempo, fez a diferença. A partir do momento que tirei a pressão de ser rápido, tudo fluiu melhor."

Exercícios físicos de segunda a segunda

Mas, claro, além de diminuir a quantidade de calorias ingeridas, Simone também pegou firme na malhação. Diaramente (sem furos!), ela pratica pelo menos uma hora de exercícios físicos. "O lance é matemático: o que você come e não perde, é acumulado. Como meus horários são malucos, comprei uma esteira e um transport e faço todos os dias em casa, de segunda a segunda", explica.

Apaixonada por balé, atividade que faz desde a infância, Simone aproveitou seu novo momento para intensificar ainda mais o exercício. Duas vezes por semana, bate cartão no Studio de Ballet Raça, na Zona Sul de São Paulo. "Além dos benefícios para a minha saúde, tem tudo que me ajuda para a carreira artística. É uma delícia. Costumo fazer duas aulas na sequência, pois nem vejo a hora passar".mesmo dos problemas que a mudança de silhueta já lhe trouxe. Por conta dos quilos eliminados, ela perdeu um papel e um filme.

"Perdi um longa agora, o 'Gostosas, Lindas e Sexys', pois queriam que eu engordasse dez quilos. Isso nunca tinha acontecido, eu perder um papel por estar magra (risos). Mas paciência, agora eu não posso mais ganhar peso por uma questão de saúde", diz ela, que em breve volta para a TV na série "Xilindró", do canal Multishow. "Mas, que fique claro: continuo sendo uma gordelícia e apoio que todas as mulheres sejam como quiserem ser. Gordas ou magras, o importante é sermos felizes."