Cultura

Museu Théo Brandão é fechado para reformas e ?sofre? com estrutura deficiente

Obras, que começaram em outubro de 2015, deveriam ter acabado em março deste ano, mas ainda não foram concluídas

Por 7 Segundos com Canal 5 - afiliado ao SBT 23/05/2016 17h05
Museu Théo Brandão é fechado para reformas e ?sofre? com estrutura deficiente

Um patrimônio histórico e social está ameaçado em Maceió. O Museu Théo Brandão, que possui um dos mais conhecidos e tradicionais acervos culturais do estado, foi interditado para reformas que começaram em outubro de 2015. De lá para cá, pouca coisa mudou e o local “sofre” com a estrutura deficiente e lentidão nos reparos.

As grades de ferro se desmancham e estão danificadas por conta da ferrugem, fruto da maresia da praia, além das rachaduras que podem ser localizadas em toda a estrutura do local. A cúpula do museu, parte que oferece suporte e sustentação ao prédio, ameaça desabar. 

No ano passado, uma empresa venceu uma licitação e ficou responsável pelas obras. O serviço, porém, é considerado “muito lento”. Por conta da reforma, todo o acervo da cultura alagoana teve que realocado em uma pequena sala. 

“O museu abriga um acervo precioso de cultura popular e também carrega o nome de Théo Brandão como patrono. A partir daí, já começa a importância. Théo Brandão foi um dos maiores folcloristas do país”, explicou a Museóloga Carmen Lúcia Dantas.

Confira a reportagem completa produzida pelo Canal 5 – afiliado ao SBT: