Alagoas

ALE: "Educação Financeira" continua sem entrar no currículo de escolas públicas

Parlamentares não entraram em consenso e projeto de lei permanece sem chegar às salas de aula

Por 7 Segundos 25/05/2016 17h05

A temática educação financeira, discutida em nível estadual e nacional, em diversos órgãos públicos e também por educadores, continua sem entrar no currículo de escolas públicas da rede estadual de ensino de Alagoas. O projeto de lei, de autoria do deputado Inácio Loiola (PSB), foi discutido pelos parlamentares durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa, situada no Centro de Maceió, na tarde desta quarta-feira (25). A votação contou com a presença de 20 deputados presentes.

A educação financeira está entre os temas da atualidade sugeridos para Ministério da Educação (MEC) para compor a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de um conjunto de conhecimentos entendidos como essenciais para o fortalecimento da cidadania e direito à informação, voltados, principalmente, para ajudar os estudantes a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes. 

Em Alagoas, a discussão se tornou um projeto de lei e também abarca disciplinas complementares como Português, História e Sociologia. “Isso já vem sendo implantado em várias escolas do país. Lá no Piauí, passou a ser inserido como nova disciplina na grade curricular. Na maioria das escolas de outros estados, optou-se, como propomos, inserir o conteúdo no debate em sala de aula a partir da disciplina de matemática”, expôs o autor do projeto, Inácio Loiola. 

“É um tema que hoje é um problema social. É um tema que está presente na vida de 60% dos brasileiros e de milhares de nordestinos. Ninguém aprende a ganhar, poupar ou gastar dinheiro na escola. Por isso que eu reforço o discurso de Vossa Excelência”, falou o deputado Rodrigo Cunha (PSDB), em consonância ao deputado Loiola. Isnaldo Bulhões (PDT) retificou o projeto e se opôs. “Gera uma despesa e modificação da grande curricular”, resumiu. 

Marcelo Gouveia de Oliveira (PRB) substitui Galba Novaes (PMDB)
Ainda durante sessão regimental, Marcelo Gouveia de Oliveira (PRB) tomou posse oficial como substituto do deputado Galba Novaes (PMDB) que está de licença temporária. Na última eleição, Gouveia recebeu 19.809 votos e ficou como primeiro suplente, assumindo, agora, a vaga na Casa de Tavares Bastos. Em seu discurso, Oliveira agradeceu a Deus e falou estar “em um momento ímpar da vida”. 

Eleito vereador por Maceió, o político, que também é pastor, admitiu que teve alguns desentendimentos com os colegas por “seguir a consciência” e por não se deixar influenciar em meio a jogos políticos. “Provei que fui para aquela casa para votar de acordo com a minha consciência. Muitas divergências aconteceram durante o meu mandato. Agressões verbais, palavras de baixo calão. Eu sou da roça. Meu pai administrava uma fazenda, morava na zona rural, e teve que ir para a cidade para educar os nove filhos. Meu pai me ensinou a nunca querer nada do que é dos outros”, disse. 

O deputado Antônio Albuquerque deu boas-vindas ao colega e ressaltou que Marcelo trará uma contribuição ao parlamento alagoano. “Vossa Excelência, não tenho dúvida, tudo fará para honrar a confiança recebida do povo. E, de certo, trará a sua contribuição. A honraria de poder ocupar uma tribuna é uma satisfação inigualável”, concluiu.