Cultura

Tocha Olímpica é recebida com festa em Maceió; evento "aquece" comércio

Programação cultural conta com shows de Wado, Vibrações e Eliezer Setton

Por Giulianna Albuquerque 29/05/2016 12h12

Maceió entrou para a história das Olímpiadas como uma das cidades escolhidas para fazer o revezamento da Tocha Olímpica - Rio 2016. A chama Olímpica que foi acesa na Grécia, no dia 21 de abril, sairá pela ruas da capital às 17h53 deste domingo (29). Antes de chegar na capital agoana, ela passa pelas cidades de São Sebastião, Arapiraca e São Miguel dos Campos. Símbolo dos jogos olímpicos de 2016, a tocha irá movimentar econonomicamente todo o estado de Alagoas. A prefeitura de Maceió conta com o apoio de toda rede hoteleira e receptivos da cidade para divulgar o evento para os turistas que estão na cidade desde o feriado de Corpus Christi, na última quinta-feira, dia 26 de maio.

A recepção da tocha que acontecerá na Praça Multieventos, na Pajuçara, começará seu trajeto pela Avenida Doutor Antônio Gouveia, seguindo para a Avenida Silvio Carlos Vianna. Cerca de 1.300 agentes da segurança pública estarão garantindo a segurança do evento e da população. Desde às 11h da manhã, os condutores já estavam concentrados para dar início ao revezamento do maior símbolo das olímpiadas, um momento único na vida de cada um deles. Ao todo 110 revezadores irão conduzir a tocha por 11 bairros da capital, em um trajeto estimado de 20,5 km. Os bairros serão: Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas, Serraria, Barro Duro, Murilópolis, Gruta, Farol, Centro, Jaraguá, onde será feito o encerramento, com apresentações culturais e programação gastronômica.

O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Vinicius Palmeira, informou que Maceió, uma das cidades de celebração e, com o aval do Ministério de Cultura, estará em festa cultural na Praça Multieventos com shows, apresentações folclóricas e a feira gastronômica em parceria com Associação Brasileira de Restaurantes e Bares (Abrasel), na primeira edição do Festival de Sabores Alagoanos. “Teremos um palco democrático com os talentos da música produzida no estado, apresentação das tradições folclóricas e nossos sabores para os alagoanos e turistas viverem a emoção do maior evento esportivo do mundo”, ressaltou Vinicius.

Os 110 condutores ainda não sabem o trecho que vão percorrer, mas todos sonham com o dia histórico. Para ser um dos condutores do símbolo da paz, Marco Antonio fez sua inscrição como voluntário e contou sua história. “Em 2009 fui internado com uma crise de hérnia de disco, foram 15 dias de cama, 30 dias de muletas e mais fisioterapia, RPG, remédios e mais remédios. Fiquei proibido de fazer esporte de impacto, então fui pedalar levemente. Um ano depois voltei a correr, aprendi a nadar, entrei para o triathlon e o ano passado já fiz o meio Ironman (modalidade de triathlon de longas distâncias)”, contou Marco Antonio.

O apoio dos pais Aloísio Luciano dos Santos e Ana Agra ao esporte foi decisivo na vida do publicitário alagoano Allan Agra, selecionado pela patrocinadora Nissan para conduzir a Tocha. “Devo aos meus pais porque, desde pequeno, eles me incentivaram a atividades esportivas. Meu pai, atleta amador, corria na praia e sempre me levava junto. Lembro que corríamos na areia da praia de Jacarecica”, afirmou Allan.

Já para o artista plástico Dalton Costa, ser condutor da Tocha foi o melhor presente que já recebeu, e ele veio de sua filha Joana. “Estou muito feliz. Nasci em Goiás, mas sou 100% alagoano, e fazer parte da história do esporte, uma linguagem universal, não tem preço. Fiquei surpreso porque foi minha filha Joana quem me indicou em segredo”, revela.

O secretário de Meio Ambiente, Antônio Moura, um dos incentivadores da corrida de rua em Maceió, também será um dos condutores do símbolo das Olimpíadas. “Maceió é linda e no dia da chegada da Tocha Olímpica estará mais encantadora, será um dia histórico do esporte na cidade. Tenho orgulho como secretário e como cidadão em contribuir com a celebração do esporte no mundo na nossa capital”, declarou.

Confira o percurso da Tocha pelas ruas de Maceió

A Tocha recepcionada na Praça Multieventos, na Pajuçara, começará seu trajeto pela Avenida Doutor Antônio Gouveia, seguindo para a Avenida Silvio Carlos Vianna. Em seguida, o revezamento continua pela Avenida Álvaro Otacílio, no bairro da Ponta Verde. Nesse trecho, a tocha será carregada por 12 pessoas.

O trajeto inclui também a Rua Roberto Mascarenhas, retornando à orla pela Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, indo em direção à Rua Bacharel Virgílio da Rocha Marques, no bairro de Cruz das Almas. A partir daí, o símbolo olímpico passa pelas Avenidas Josepha de Mello, Juca Sampaio e Presidente Roosevelt, no Barro Duro, indo em seguida para a Avenida Menino Marcelo, fazendo retorno pelas ruas João Rodrigues Sampaio e Adolfo Gustavo, na Serraria.

O revezamento chega à Rua Nelson Marinho de Araújo, na Gruta, indo, em seguida, para as avenidas Fernandes Lima e Moreira e Silva, no Farol. Descendo para o Centro, a tocha vai passar também pelas ruas Melo Morais, Cincinato Pinto, Barão de Penedo e pela Avenida Duque de Caxias, indo em direção à Avenida Industrial Cícero Toledo, em Jaraguá, onde haverá apresentações culturais. Será proibido estacionar nas ruas e avenidas por onde passará o símbolo olímpico.

A chama olímpica passará a noite em Maceió e no dia seguinte será levada para a cidade de Murici. 

Ônibus terão horário especial para passagem da Tocha

Os ônibus que normalmente transitam pelo percurso do revezamento da Tocha Olímpica em Maceió contarão com uma programação especial entre 15h e 21h.

As linhas que transitam da Ponta Verde a Mangabeiras, a partir da Rua Dr. Pompeu Sarmento, deverão passar pela Rua Professor Sandoval Arroxelas, Rua Deputado José Lages, Avenida Jatiúca, Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros e Avenida Almirante Álvaro Calheiros até chegar à Avenida João Davino.

Já as linhas que vem de Mangabeiras em direção à Ponta Verde, a partir da Rua Professor Manoel Coelho Neto, cruzarão a Avenida Almirante Álvaro Calheiros, Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros, Avenida Jatiúca, Rua Deputado José Lages, Rua Professor Sandoval Arroxelas e a Rua Durval Guimarães.

Uma vez que as linhas não poderão transitar pela Avenida Álvaro Otacílio, o cumprimento do desvio estipulado irá variar conforme o itinerário que cada linha seguiria após deixar a Avenida Álvaro Otacílio. “Se a linha não precisa chegar à Avenida João Davino e seu itinerário após a Avenida Álvaro Otacílio prever que ela siga pela Rua Doutor Antônio Gomes de Barros, por exemplo, ela poderá seguir seu percurso somente até essa avenida”, explica o assessor técnico da SMTT, Silvio Sarmento.

Programação gastronômica

O 1º Festival Sabores de Alagoas reúne 23 bares e restaurantes associados à Abrasel em barracas estruturadas para o evento. Os empresários estão vendendo, a um preço especial entre R$ 10 e 15, mini porções de pratos criados para o festival. Este ano a entidade comemora os 10 anos e homenageia os ingredientes alagoanos como sururu, siri, carne de sol, queijo manteiga, coco, macaxeira, inhame e batata doce, representando genuinamente, a culinária alagoana.

Além disso, a Abrasel homenageia a tradição da culinária maceioense com o espaço “Gastronomia Popular por Nide Lins”, representado por cinco estabelecimentos que já são considerados pela população local como patrimônios da nossa gastronomia: Boteco do Tonho, Buchada do Galego, Cicinha da Tapioca Meu Xodó, Bar da Pata e Recanto da Macaxeira.

Programação Cultural

Durante o percurso da Tocha Olímpica em Maceió, serão montados 16 tablados com apresentações folclóricas, que começarão a partir das 17h30. Já os shows acontecerão a partir das 15h nos palcos montados na Praça Multieventos e às 16h no Estacionamento de Jaraguá. Confira a programação:

Apresentações folclóricas:

Tablado 01 - Antes do antigo Hotel Radisson – Orla de Pajuçara:

Afoxé Odo Yá e Boi Águia.

Tablado 02 - Ao lado do quiosque em frente ao Edifício Ilha de Linmos – Orla de Pajuçara:

Baianas do Pontal da Barra e Fandango do Pontal.

Tablado 03 – Sete Coqueiros – Orla de Pajuçara:

Guerreiro Campeão do Trenado e Pastoril Estrela de Belém.

Tablado 04 – Espaço antes da Barraca Kanoa – Orla de Ponta Verde:

Banda de Fanfarra Centro Cultural do Benedito Bentes, e Maculelê Yá Capoeira.

Tablado 05 - Ao lado da escultura de Graciliano Ramos – Orla de Ponta Verde:

Coco-de-roda Catolé e Boi Bumbá Alagoano.

Tablado 06 – No Mirante do totem Eu Amo Maceió – Orla de Ponta Verde:

Orquestra de Tambores e Boi Águia de Ouro.

Tablado 07 – Na curva do Alagoinhas – Orla de Ponta Verde:

Maracatu Baque Alagoano e Cia Teatro da Meia-noite.

Tablado 08 – Ao lado da escultura de Aurélio Buarque de Hollanda – Orla de Ponta Verde:

Orquídeas de Fogo e Transart.

Tablado 09 – Ao lado da Academia Maceió – Orla de Jatiúca:

Grupo INAÊ e Boi Cobra Negra.

Tablado 10 – No Posto Sete – Orla de Jatiúca:

Guerreiro Mensageiros de Padre Cícero é Coletivo AfroCaeté.

Tablado 11 – Praça GangaZumba – Orla de Cruz das Almas:

Baianas do Grupo Folclórico Ganga Zumba e Coco-de-roda Reviver.

Tablado 12 – Canteiro ao lado do último retorno da Josepha de Melo – Barro Duro:

Boi Vingador e Coco-de-roda Pau de Arara.

Tablado 13 – No Murilópolis, em frente ao Posto Ypiranga – Serraria:

Batuque Mundaú e Afoxé Povo de Exu

Tablado 14 – No Murilópolis, primeiro retorno – Serraria:

Coco-de-roda Raízes Nordestinas e Boi Dragão

Tablado 15 – Praça do Centenário – Farol:

Grupo Joana Gajuru e Baianas Voltam a Sorrir.

Tablado 16 – Praça Deodoro – Centro:

Maracatu RaÍzes da Tradição e Banda de Pífanos São José.

 

Atrações musicais na Praça Multieventos e no Estacionamento de Jaraguá:

Praça Multieventos

A partir das 15h

Banda de Pífanos Fulô da Chicaboa

Mundo Imaginário

Deslucro

Xique Baratinho

Praça de celebração da tocha - Estacionamento de Jaraguá

A partir das 16h

Maybe 2 Live

Vitor Pirralho

Junior Almeida

Wilma Araújo

Eliezer Setton

Wado

Vibrações.