Alagoas

Tocha Olímpica se despede de Alagoas após revezamento em União dos Palmares

Por Redação com assessoria 30/05/2016 13h01

A despedida da Tocha Olímpica no estado de Alagoas foi realizada na manhã desta segunda-feira (30) em União dos Palmares. O município preserva, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, a cultura africana trazida ao Brasil no período colonial e manifestada nos quilombos da região. A Serra da Barriga, sede do Quilombo dos Palmares, um dos mais importantes do Brasil Colonial, foi o local escolhido para o último dia do revezamento.

Após passar por União, o roteiro do 28º dia de revezamento da tocha pelo Brasil inclui o retorno do símbolo olímpico ao território pernambucano, com início na Praça Tavares Correia, localizada no município de Garanhuns, cuja paisagem tem como destaque o Relógio de Flores. A celebração da visita da chama olímpica será realizada na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, localizada no centro da cidade, que preserva uma estátua em homenagem ao sanfoneiro nascido em Garanhuns.

O revezamento da tocha passará ainda pelo município de Lajedo, que desenvolve sua economia a partir do comércio e da agricultura, antes de chegar a Caruaru, que será o destino de pernoite do símbolo olímpico. A riqueza cultural da cidade é preservada no Museu do Cordel Olegário Fernandes, no Museu Luiz Gonzaga e no Espaço Elba Ramalho.

A cultura de Caruaru também é manifestada no belo artesanato em barro, palha, couro e cerâmica, apresentadas na Feira de Caruaru e na Casa Museu Mestre Vitalino. Em relação aos eventos culturais, a festa de São João do município se destaca, recebendo um público médio de 1,5 milhão de pessoas e que gerou, segundo estimativa de prefeitura da cidade, cerca de R$ 246 milhões em 2015.