Alagoas

Semana do Meio Ambiente, Arte e Cultura vai contar com ações de saúde

A partir desta segunda (30), Pontal da Barra vai sediar atividades de combate ao mosquito aedes aegypti e de qualidade da água para o consumo humano

Por Agência Alagoas 30/05/2016 14h02

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho. Mas, em Alagoas, a data vai ser celebrada durante a “Semana Integrada do Meio Ambiente, Arte e Cultura”, que inicia nesta segunda-feira (30), no bairro do Pontal da Barra. Lá, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai realizar ações de combate ao mosquito aedes aegypti e de qualidade da água para o consumo humano.

 As visitas domiciliares para o controle vetorial do mosquito iniciam nesta segunda-feira e prosseguem até 2 de junho. Segundo a gerente estadual de Vigilância e Controle de Doenças Transmissíveis, Danielle Castanha, os agentes de controle de endemias vão realizar a pesquisa larvária, controle vetorial com tratamento químico, proteção aos criadouros e eliminação dos depósitos inservíveis.

“A proposta é sensibilizar ainda mais a população acerca do combate ao aedes aegypti, evitando que o mosquito nasça”, frisou Castanha. Ela informou que a Sesau é parceira da Semana promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e conta com ações conjuntas das equipes da Vigilância de Controle de Doenças Transmissíveis e de Saúde Ambiental.

O gerente do Programa da Dengue da Secretaria de Saúde de Maceió, Manoel Gomes, esclareceu que o Índice de Infestação Predial (IIP) no bairro do Pontal da Barra é de 1,61%, o que configura um risco médio. “Esse número se deve do lixo proveniente das cascas de coco e ainda aos barcos parados que funcionam como focos de mosquito”, alertou.


A outra forma de a Sesau participar da Semana é com atividades de controle de qualidade da água para o consumo humano. A técnica estadual da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental, Elisabeth Lessa, disse que no dia 3 de junho os técnicos vão realizar a coleta da água e distribuir hipoclorito de sódio, orientando a população sobre o seu uso.

Também na sexta-feira (3), vai ser realizada a exposição do insetário na quadra poliesportiva do Pontal, onde o material de trabalho do agente de endemias vai ser apresentado. A população vai conferir ainda o equipamento de aplicação de inseticida, além da distribuição de material educativo e a apresentação de vídeo sobre o ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Essa mesma atividade expositiva tem continuidade no período da tarde, na Colônia de Pescadores do Pontal da Barra. A abertura oficial do evento acontece na quarta-feira (1º), às 8h30, no auditório da Escola de Superior de Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), no Farol.