Alagoas

Semana do Meio Ambiente é iniciada com atividades e oficinas alusivas no Parque Municipal

Crianças e adolescentes participaram da programação, que segue até o dia 9 de junho

Por Redação com assessoria 01/06/2016 08h08
Semana do Meio Ambiente é iniciada com atividades e oficinas alusivas no Parque Municipal
- Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) iniciou, no Parque Municipal, nessa terça-feira (31), a série de atividades e oficinas alusivas à Semana do Meio Ambiente, proposta pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) com o tema Torne-se Selvagem pela Vida. Crianças em séries iniciais e adolescentes participaram deste primeiro dia da programação , que segue até o dia 9 de junho.

Com tendas montadas na entrada do Parque, próximas ao jardim sensorial e ao museu de animais taxidermizados, a equipe de Educação Ambiental da Secretaria expôs banners com a figura de um pássaro azulado que se destacava. Com plumagem característica, o Pintor Verdadeiro (Tangara fastuosa) foi a ave escolhida para fortalecer a campanha do Pnuma.

No passeio, crianças do Colégio São Lucas conheceram o museu, caminharam por uma pequena trilha do Parque com acompanhamentos das professoras e também participaram de oficinas de compostagem e de horta caseira. Além dessas duas oficinas, a de sabão ecológico também será ofertada até o dia 03 desse mês em conjunto a palestras sobre educação ambiental, visita ao viveiro de mudas e a trechos por onde nascentes cortam a mata do Parque e apresentações culturais.

“Nossas equipes vão estar com atrações em dias distintos e alguns dias as atividades são simultâneas em escolas, no Parque e também na orla da capital com entrega de vários materiais. Os parceiros acreditaram na nossa equipe de Educação Ambiental e certamente será um grande sucesso. Vale ressaltar que a programação contempla também o lançamento do 2º Prêmio Maceió Sustentável, que vai ser anunciado na manhã do dia 03”, disse o titular da Sempma, Antonio Moura.

Um dos destaques é a arborização, no dia 03, da Escola Mestre Izaldino, no Pontal, com a exibição do Cine Ambiental e jogos e atividades lúdicas sobre educação ambiental. No dia 06, a Escola João Sampaio, no Petropólis, vai receber o teatro da Coopvila. Nos dias 07 e 08, o Parque volta à cena com visitas ao lago dos jacarés e trilhas onde passam as nascentes da Unidade de Conservação