Cultura

Cinema adaptado leva inclusão social para crianças especiais

Por Redação com assessoria 01/06/2016 09h09
Cinema adaptado leva inclusão social para crianças especiais
Crianças com distúrbios sensoriais tiveram sessão adaptada de cinema - Foto: Ascom Semas

A primeira sessão de cinema adaptada e exclusiva para as crianças e os adolescentes com distúrbios sensoriais de Maceió foi um sucesso. Cerca de 160 meninos e meninas que são atendidos pelas instituições que realizam um trabalho voltado para o público autista do município e são conveniadas à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) se reuniram nesta terça-feira (31).

O Centro Cultural Arte Pajuçara foi o espaço escolhido pela Coordenação Geral de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Semas para ser o palco de mais uma ação da Prefeitura de Maceió que favorece a inclusão social. A sala de cinema do Centro Cultural se transformou em um espaço de convivência que foi bem além da tela. Todos os jovens ficaram à vontade para andar, dançar e explorar o espaço, na medida em que o filme “Minions” era projetado.

Um dos primeiros a chegar no evento foi o adolescente André Ferreira, de 13 anos de idade, que pela primeira vez participou de um cinema totalmente adaptado para as suas sensibilidades. Bastante emocionada, a mãe do menino autista comemorou a iniciativa da Semas e se colocou disponível para as próximas sessões, que já devem acontecer nos próximos meses.

“O André é um menino bastante ativo e sempre estamos presentes nos eventos que promovem a inclusão social, mas essa primeira vez no cinema vai ficar marcada para sempre. Já existiu um receio de levá-lo às sessões de cinema convencionais, porque ele precisa de um lugar onde se sinta mais à vontade. Hoje, tudo de bom aconteceu para ele e para mim, viemos juntos, pela primeira vez, ao cinema!”, disse Mauriceia Ferreira.

André não segurou as emoções e explorou, junto com os colegas, as poltronas, o espaço que fica à frente da tela de cinema, o som e as luzes que estavam espalhadas pelo Centro Cultural. Além da mãe do menino, outras mães e algumas profissionais das instituições conveniadas à Semas também compartilharam o momento de felicidade.

“Eles ficaram muito mais felizes do que a gente imaginava. E a proposta foi exatamente esta: deixá-los à vontade, num espaço pensado só para eles. Nós que fomos os intrusos”, brincou a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha. Segundo a gestora, a sessão de cinema adaptado, que deve ganhar outras edições, faz parte da primeira temporada dos grandes eventos, que serão direcionados às pessoas com deficiência, e vão ser realizados no decorrer deste ano.

“Nós não podemos esquecer que os nossos equipamentos sociais já executam um trabalho referencial de inclusão social todos os dias. A gente trabalha, diariamente, a quebra de preconceitos e a acessibilidade, seja dentro dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) ou das nossas demais unidades. Mesmo assim, temos uma coordenação específica que monitora as necessidades de diálogo com a população para a disseminação de iniciativas que venham a beneficiar ainda mais a questão da acessibilidade, como a sessão que realizamos hoje”, destacou Celiany.

Entre o público que participou da primeira sessão de cinema adaptado, estão as crianças e os familiares da Associação Pestalozzi, da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Alagoas (Assista) e da Família Alagoana Down (FanDown), da Associação dos Deficientes de Alagoas (Adefal). O evento, gratuito, também contou com a participação de crianças autistas atendidas pelas escolas da Rede Municipal de Educação.