Brasil

Xingar o árbitro durante jogos da Copa América poderá resultar em expulsão e pênalti

Por UOL 01/06/2016 19h07

A Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) anunciou mudanças no regulamento da Copa América. Uma das alterações é a punição para quem xingar um árbitro dentro da área adversária: a partir deste mês, o insulto poderá resultar em expulsão e pênalti.

"A partir de 01 de junho, 93 mudanças entrarão em vigor. Nem todas são importantes. Essas regras ainda não estão publicadas, mas vou comentar algumas. Por exemplo, insultar um árbitro não é mais somente expulsão e tiro livre direto. Agora será vermelho e pênalti se for dentro da área", explicou o árbitro chileno Enrique Osses.

Outras alterações foram divulgadas pelo Ifab (órgão responsável por definir as regras do futebol). Os técnicos poderão promover uma quarta alteração em suas equipes em possíveis prorrogações. E a falta em oportunidade clara de gol não será punida diretamente com expulsão, o cartão a ser mostrado ficará de acordo com a interpretação do juiz.

Segundo a Fifa, as alterações deveriam entrar em vigor em junho. Mas, autorizada pela entidade máxima do futebol, a CBF já colocou essas novas regras em prática no Campeonato Brasileiro deste ano, que teve início no último mês de maio. A Conmebol escolheu 'estrear' as alterações na Copa América Centenário.