Geral

Maceió vai ganhar mais dois Núcleos de Apoio à Saúde da Família

Núcleos foram criados pelo Ministério da Saúde com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica

Por 7 Segundos com assessoria 03/06/2016 07h07
Maceió vai ganhar mais dois Núcleos de Apoio à Saúde da Família
- Foto: Ascom/Prefeitura de Maceió

O Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), ligado à Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai habilitar ainda este ano mais duas equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) no 2º e 8º Distrito Sanitário da capital. Atualmente quatro equipes estão dando apoio matricial para 33 equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), distribuídas no 6º (14 equipes) e 7º Distrito Sanitário (19 equipes).

O Nasf trabalha na lógica do apoio matricial. Formado por uma equipe multidisciplinar, é ele que faz a articulação da rede. O Núcleo atua de maneira integrada, apoiando os profissionais dos PSFs e das equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes. Em Maceió, as equipes são compostas por psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta ocupacional e educador físico.

São exemplos de ações de apoio matricial: discussão de casos, atendimentos compartilhados (Nasf e PSF), atendimentos individuais do profissional do Nasf precedida ou seguida de discussão com o PSF, construção conjunta de projetos terapêuticos, ações de educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais e da coletividade, ações intersetoriais, ações de prevenção e promoção da saúde, além da discussão do processo de trabalho das equipes, entre outros procedimentos.

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008, com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.