Justiça

Servidores da extinta CGU realizam protesto contra extinção da marca pelo presidente Temer

Ato ocorreu na manhã de hoje, em frente à sede regional da instituição, em Mangabeiras

Por 7 Segundos 03/06/2016 09h09
Servidores da extinta CGU realizam protesto contra extinção da marca pelo presidente Temer
- Foto: Cortesia/CGU

Servidores da extinta Controladoria-Geral da União realizaram um protesto, na manhã desta sexta-feira (03), em frente à sede regional da instituição, situada no bairro de Mangabeiras, em Maceió, contra a extinção da marca pelo presidente-interino do Brasil, Michel Temer.

O ato começou por volta das 8h da manhã. Vestidos de preto, os servidores regionais confeccionaram faixas e cartazes com solicitações e palavras de ordem e questionaram a vinculação do órgão ao recém-criado Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.

Em entrevista ao portal 7 Segundos, o chefe substituto da CGU em Alagoas, Francisco Belarmino, afirmou que a extinção da Controladoria enfraquece o bom funcionamento do aparelho público e a transparência.“É uma marca reconhecida por toda a sociedade. Somos contra a extinção da CGU. Ela deve, acima de tudo, estar ligada à presidência da república e ao fortalecimento da transparência”, disse. 

Para os servidores, a transformação do órgão em uma pasta ministerial é desnecessária e pode comprometer a efetividade dos trabalhos de auditoria e fiscalização. Os manifestantes também lutam pela estabilidade do órgão.

A CGU era responsável por realizar auditorias e fiscalizações nos demais órgãos da administração federal, avaliando o uso de verbas repassadas a empresas e outros entes federativos, o que permitia que ela cobrasse providências dos demais ministros ao detectarem irregularidades.