Brasil

Pensando em comprar um videogame novo? Não faça isso nos próximos dias

Por UOL 03/06/2016 18h06
Pensando em comprar um videogame novo? Não faça isso nos próximos dias

Se você está pensando em comprar um PlayStation 4 ou Xbox One nos próximos dias, não faça isso. Mesmo que encontre boas ofertas nas lojas brasileiras ou aproveite uma viagem para os EUA, onde o Xbox One teve o preço reduzido em US$ 50, você poderá estar fazendo um mau negócio: É provável que tanto Sony quanto Microsoft anunciem modelos novos dos seus consoles no dia 13 de junho.

E não se tratam de meros modelos mais leves e baratos - coisa que já justificaria manter a carteira no bolso. Há muitos rumores que apontam para o anúncio de versões mais robustas do PS4 e do Xbox One, com hardware mais poderoso e capacidade de rodar jogos em resolução 4K, por exemplo. No dia 13, data em que acontecem as conferências da Sony e da Microsoft na E3 2016, devem ser revelados os detalhes dos aparelhos e também seus preços e datas de lançamento.

Do lado da Sony, espera-se o anúncio do chamado "PlayStation 4 Neo", versão melhorada do console atual. Já a Microsoft apresentará dois consoles: um modelo menor e mais em conta do Xbox One, mas com suporte para vídeos em 4K, e outro mais poderoso, com hardware capaz de superar o videogame da concorrente. Esse Xbox One aprimorado só deve chegar ao mercado em 2017.

Rumores sobre novos consoles são comuns nas semanas que antecedem a E3, maior feira de games do mundo. Desta vez, porém, as fontes são fabricantes de chips, distribuidoras e desenvolvedores de jogos, o que dá mais credibilidade aos boatos do que simples postagens de fãs em fóruns na internet.

Tanto PS4 quanto Xbox One chegaram ao mercado há menos de 3 anos, o que torna o lançamento de versões mais potentes dos consoles um acontecimento inusitado - ainda mais com o sucesso do PlayStation 4, que já vendeu mais de 40 milhões de unidades em todo o mundo. Segundo uma distribuidora francesa, o PS4 Neo será lançado em setembro.

Ao que parece, os novos aparelhos de videogame não vão excluir a base de jogadores atuais: Os games do PS4 Neo rodarão no PlayStation 4 atual, mas sem os benefícios do console mais potente.

E no Brasil?

Fora o anúncio nos EUA, ainda resta saber como será o lançamento dos novos consoles no Brasil, tanto a previsão de quando estarão disponíveis oficialmente por aqui e quanto vão custar. Essas questões podem - ou não - ser respondidas pelas fabricantes após as revelações dos consoles na E3.

Para efeito de comparação, o recente corte de preços do Xbox One nos EUA e na Europa não foi repassado para o Brasil. Por aqui, a Microsoft informou ao UOL Jogos que "ainda tem muito trabalho para materializar uma queda de preços", mesmo com a produção nacional do console.

A Sony, por sua vez, ainda não divulgou planos para trazer no país os óculos de realidade virtual PlayStation VR, próxima novidade de sua linha de games. A situação é parecida com a do controle Xbox One Elite. Nos EUA, o acessório está sempre esgotado nas lojas, mesmo custando caro (US$ 150). No Brasil, só é possível comprar o controle Elite em um pacote com um videogame novo.

Ou seja, os novos videogames podem chegar ao Brasil perto das datas de lançamento norte-americanas (foi assim com o PS4 e o Xbox One originais) ou não. Também é preciso saber se serão produzidos aqui, o que permitirá que os fabricantes pratiquem preços melhores, ou se serão importados por valores absurdos - como aconteceu com o famigerado "PlayStation 4K" em 2013.

Com tantas incertezas, é melhor segurar a vontade de comprar um videogame novo para depois da E3. As conferências de PlayStation e Xbox acontecem na terça-feira, dia 13 de junho, e serão transmitidas com comentários em português aqui no UOL Jogos, mas a feira vai até a quinta-feira, dia 16.

Todas as conferências da E3 serão exibidas em vídeo, com tradução simultânea para o português, e você pode acompanhar tudo isso pelo seguinte link: http://jogos.uol.com.br/ao-vivo/2016/05/02/e3-2016-conferencias-ao-vivo-em-portugues.htm

Clique aqui e guarde o link para acompanhar todas as emoções do evento conosco.

Confira a programação da E3 no UOL Jogos:

Domingo, dia 12 de junho
17h - Conferência da Electronic Arts
23h - Conferência da Bethesda

Segunda-feira, dia 13 de junho
13h - Início da transmissão
13h30 - Conferência da Microsoft
15h30 - PC Gaming Show
17h - Conferência da Ubisoft
22h - Conferência da Sony

Terça-feira, dia 13 de junho
13h - Apresentação da Nintendo