Alagoas

Instituto de Identificação emitiu mais de 10 mil carteiras de identidade em maio

Parte dos documentos foram solicitados durante a realização de ações sociais do Governo de Alagoas

Por Redação com assessoria 06/06/2016 09h09

A Perícia Oficial do Estado de Alagoas, por meio do Instituto de Identificação, emitiu mais de 10 carteiras de identidade em Maio, em todo o estado. Os dados foram divulgados pela assessoria de comunicação do órgão nesse domingo (05). 

No Instituto foram emitidas 10.760 primeiras vias da Carteira de Identidade e 8.028 segundas vias, perfazendo um total de 18.788 documentos. Parte dessas carteiras foi solicitada durante a realização de ações sociais como o Governo Presente, Ação Global, e o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural.

“Esse é um importante braço da Perícia Oficial no Estado, pois levamos a cidadania para a população alagoana com a emissão do principal documento de identificação do povo brasileiro. Além do atendimento nos postos, sempre participamos de vários projetos que buscam garantir ao cidadão os seus direitos”, explicou o perito-geral.

Os peritos criminais do Instituto de Criminalísticas foram acionados para 157 ocorrências em 52 cidades. Maceió e Arapiraca foram as que mais receberam equipes do IC, sendo 43 casos na capital e 16 na maior cidade do interior. Boca da Mata ficou em terceiro lugar em solicitações de presença das equipes de peritos, com o registro de sete ocorrências.

Na área de Medicina Legal, o IML de Maceió foi responsável por 196 exames cadavéricos de corpos oriundos dos 50 municípios que compõem sua área de cobertura. Mas, o maior número de exames foi realizado em pessoas vivas, sendo 31 exames de estupro, um de ato libidinoso e 552 de lesão corporal, totalizando 584 exames.

De acordo com a coordenação dos dados estatísticos da Perícia Oficial de Alagoas, dos corpos necropsiados, foram 7 vítimas de acidente (outros), 32 de acidente de trânsito, 3 de afogamentos, 14 de arma branca, 2 vítimas de choque elétrico, 3 enforcamentos, 5 envenenamentos, 3 espancamentos, 6 corpos em estado de putrefação, 2 estrangulamentos, 1 feto, 25 mortes clínicas, 79 vítimas de arma de fogo, 8 quedas, 4 de causas não tipificadas e 2 corpos de causa indefinida.

Já no IML de Arapiraca, que atende uma demanda oriunda de 52 municípios, foram realizadas 123 necropsias. Desse total, 33 foram de corpos vítimas de acidente de trânsito, 1 acidente (outros), 3 afogamentos, 6 vítimas de arma branca, 5 enforcamento, 12 mortes clínicas, 6 de causas não tipificadas e 55 vítimas de arma de fogo.

Como na capital, o maior volume de exames na unidade do Agreste também é de exames em vivos. A Coordenação dos Dados Estatísticos da Perícia explicou que foram realizados 13 exames em vítimas de estupro por conjunção carnal e 236 exames de lesão corporal, totalizando 249 exames.

Todas essas informações são repassadas para o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da Secretaria de Estado da Segurança Publica (SSP), que realiza um amplo estudo para o desenvolvimento de ações na área policial contra a criminalidade.