Educação

Creche inaugurada em 2015 nunca iniciou ano letivo e já foi alvo de criminosos

Por George Calheiros * estagiário 16/06/2016 18h06
Creche inaugurada em 2015 nunca iniciou ano letivo e já foi alvo de criminosos
- Foto: Cortesia

Em dezembro de 2015 a Creche-Escola Ana Carolina Galina Fortes Ferreira Santiago foi inaugurada no conjunto Novo jardim, na Cidade Universitária, com a promessa de atender cerca de 240 crianças. Mas a creche nunca foi inaugurada, causando transtornos para pais de alunos matriculados na instituição, que já estaria aparelhada e pronta para iniciar o ano letivo.

O abandono e a incerteza sobre o início das aulas motivaram um protesto nesta quinta-feira (16). Segundo os pais dos alunos a creche não possui segurança e o prédio já foi alvo de saques onde foram levadas mesas, cadeiras, micro-ondas, e até a geladeira. Outros equipamentos fornecidos pela Prefeitura também teriam sido alvos de criminosos.

Durante o protesto realizado hoje a guarda municipal foi chamada e de acordo com o professor da rede estadual e pai de aluno, Luiz Nogueira, ação teria sido desnecessária. “Eles chegaram dizendo que a gente queria invadir a escola, mas esse nunca foi o objetivo da manifestação, até por que a escola está aberta para quem quiser entrar a qualquer momento, não há nenhuma segurança”, explicou, adiantando que sem respostas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) os pais pretendem realizar um novo protesto no sábado (18).

Com a creche fechada os pais das crianças de 6 meses a 5 anos de idade precisam arranjar alternativas para conciliar o trabalho e o cuidado com os filhos, alguns recorrem a creches particulares enquanto outros precisam da ajuda de parentes e amigos para poder garantir o sustento da família.

Questionada sobre a situação da Creche-Escola a Semed se limitou a dar um prazo para o início das aulas, em julho deste ano, mas não esclareceu os motivos que levaram a escola a permanecer fechada por tanto tempo.

Confira a nota da Semed na íntegra:

O Centro Municipal de Educação Infantil Ana Carolina localizada no conjunto Novo Jardim está previsto para iniciar as atividades em julho. A Semed está finalizando os últimos ajustes com professores e administrativo para colocar esta unidade em funcionamento o quanto antes.