Alagoas

Novo sistema operacional causa diminuição na emissão de carteiras de trabalho

O número de emissão que era de em média 210 carteiras por dia, agora não passa de 60

Por Taís Albino * estagiária 16/06/2016 19h07

Problemas na implantação do novo sistema operacional do Ministério do Trabalho estão acarretando transtornos na emissão de novas carteiras de trabalho, em todo o Estado. O número de emissão que era de em média 210 carteiras por dia, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas (SRTE/AL), agora não passa de 60.

Os agendamentos dessas emissões são feitos online, mas devido as falhas no sistema, muitas pessoas que agendaram a emissão da carteira com vinte dias de antecedência chegam a SRTE/AL e encontram o sistema inoperável.

Quem não consegue passar pelo atendimento acaba tendo o serviço de emissão remarcado para o dia seguinte, que já possue o número normal de agendamentos. E essa acumulação de demandas acaba gerando transtornos.

De acordo com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas, o problema do novo sistema atinge todo país. A primeira tentativa de implantação foi feita no ano passado, não havendo êxito. O sistema antigo foi então retomado. No período de 26 de maio até 02 de junho o novo sistema passava por testes. Agora depois de implantado apresenta defeitos que tem atrapalhado o andamento das emissões. 

O Superintendente Regional de Alagoas, Israel Lessa, disse em entrevista ao portal 7Segundos, que tem mantido contato com técnicos e acredita que em breve o sistema estará operando normalmente.

O novo sistema

Com atualização, as informações do trabalhador serão cruzadas no ato do cadastramento, com a integração dos dados do Ministério do Trabalho, da Receita Federal, Caixa Econômica Federal e Previdência Social. Além disso, o tempo de espera pelo documento deve diminuir, já que a foto, as impressões digitais e a assinatura também são digitalizadas na hora.