Alagoas

Casas são tomadas por água de córrego; Av. Josefa de Melo teria agravado situação

Por 7 Segundos com Com informações - Tv Ponta Verde 17/06/2016 17h05
Casas são tomadas por água de córrego; Av. Josefa de Melo teria agravado situação
- Foto: Reprodução/ Tv Ponta Verde

Há cerca de 20 anos os moradores de uma rua no loteamento Ipanema, localizado no bairro do Barro Duro, sofrem em toda época de chuva mais forte. O córrego que passa pelo meio da rua transborda quando a chuva cai com intensidade, tornando complicada a saída e o retorno do trabalho. As crianças deixam de ir para a escola, já que a água represada costuma passar da cintura de um adulto. As casas são invadidas e muitos moradores já perderam pertences. Que mora no local afirma: a situação teria se agravado após a construção da Avenida Josefa de Melo.

“O córrego sempre existiu e apesar dos apelos, nunca fomos atendidos. Essa rua acaba sendo a mais prejudicada, porque está cercada por locais altos, então toda a água da chuva que cai nessas localidades de cima acaba desembocando nesse córrego. E tudo isso piorou com a construção da Josefa de Melo, porque agora tem a água que já vinha de outras regiões somadas a água que desce da avenida”, afirmou a líder comunitária do loteamento Ipanema, Edilene Regina.

Não é difícil encontrar moradores prejudicados com a falta de infraestrutura no local. “É muita água que entra nas casas. Já entrou na minha, na da vizinha. Eu já perdi meus móveis”, ressaltou a moradora Eliane da Silva. 

A líder comunitária explica que em época de chuvas com mais intensidade, o volume de água que transborda do córrego chega a atingir a cintura de um adulto. As crianças não podem ir a escola e quem precisa trabalhar tem que sair de casa com muita atenção, para não cair no córrego coberto pela água. Os moradores que seguem para o trabalho até adotaram uma estratégia com a ajuda da proprietária de uma casa no alto do loteamento.

“A gente saí com a roupa de trabalho e o sapato na mão e passa pelo meio da água do córrego mesmo, não tem jeito. Aí subimos a ladeira e lá em cima, uma moradora colocou uma torneira fora da casa dela, assim a gente se limpa e veste a roupa e o sapato e vamos trabalhar”, expos. 

O drama com a falta de estrutura também ocorre com o sol no céu. Isso porque muitos moradores trabalham para sustentar a família e as crianças acabam brincando sozinhas, inclusive, entrando no córrego atrás de peixinhos. Por isso, não é difícil encontrar crianças e adultos no loteamento com doenças de veiculação hídrica. Nos últimos anos, duas crianças, segundo os moradores teriam morrido após contraírem leptospirose, doença causada pela urina de ratos.

Segundo a líder comunitária, a prefeitura vem sendo procurada há anos, mas os moradores nunca obtém uma resposta favorável que amenize o drama. 

Em nota, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), informou que já fez um levantamento e uma avaliação da situação do loteamento Ipanema e agora estaria em busca de recursos para viabilizar os reparos.

A reportagem do Jornal do Dia, da Tv Ponta Verde, esteve no local e conferiu a situação. Assista: