Geral

Prefeitura promove seminário que discute racismo e violência contra a mulher

Por Redação com assessoria 25/06/2016 11h11
Prefeitura promove seminário que discute racismo e violência contra a mulher

Com a proposta de encarar e desconstruir preconceitos, além de discutir casos de violência e violações de direitos contra as mulheres, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre a Diversidade Étnico-Racial (Neder) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove o seminário Os desafios da mulher na sociedade atual – a luta contra o racismo e a violência sexual. A palestra está marcada para a próxima segunda-feira (27), às 13h30, no auditório Paulo Freire, na Semed e será proferida por Jusciney Carvalho, doutora em Educação.

“Precisamos tratar do problema com a prioridade que ele merece e mostrar que nada disso é coisa do passado. O racismo e a cultura da violência contra mulheres estão enraizados em nossa sociedade e acontecem o tempo todo. Por isso, sentimos a exigência de discutir esta problemática”, sintetizou a coordenadora do Neder, Denise Aparecida Rocha.

De acordo com a organização do seminário, o encontro será uma oportunidade para o diálogo, estudo e troca de experiências, elementos fundamentais para quebrar a corrente de violência contra a mulher. Estarão presentes educadores da rede municipal de Educação, autoridades, lideranças e comunidade. A proposta do seminário surgiu dos inúmeros casos de racismo e abusos sexuais que envolvem mulheres – constantemente veiculados pela mídia nos últimos meses.

Os números refletem a gravidade do problema: a cada 11 minutos uma mulher é estuprada no Brasil, de acordo com estudo divulgado pelo Banco Mundial. No caso da discriminação racial, esta acontece de maneira dissimulada e permeia todas as áreas da vida. Nas duas situações, a maioria dos casos não chega a ser notificada.

Os seminários do Neder acontecem anualmente e tratam de temas atuais e relevantes para a sociedade. Em paralelo a isso, são realizadas palestras e atividades educativas nas escolas da rede, que englobam a diversidade étnico-racial e religiosa, especialmente de origens africana e indígena. O objetivo maior do núcleo é estimular nas crianças, por meio da Educação, para a consciência e a valorização da diversidade como parte integrante da própria raiz sociocultural, despertando o respeito à identidade cultural de cada grupo ou indivíduo. Desta forma, prepara-se o estudante para que se torne um cidadão pronto para lidar com o preconceito ou qualquer tipo de violação de direitos, dentro e fora dos muros da escola.

Serviço:

O quê? Seminário Os desafios da mulher na sociedade atual – a luta contra o racismo e a violência sexual
Quando? 27 de junho de 2016, às 13h30
Onde? Auditório Paulo Freire, na Semed