Alagoas

Ônibus escolares estão há seis meses parados; Semed ainda não concluiu licitação

Secretaria afirmou que conclusão de licitação para contratação de motorista deve ocorrer em breve; previsão para o transporte dos alunos é neste final de julho

Por 7 Segundos com Com informações - TV Ponta Verde /SBT Alagoas 01/07/2016 16h04
Ônibus escolares estão há seis meses parados; Semed ainda não concluiu licitação
- Foto: Cortesia

Seis meses. Esse é o tempo em que mais de 20 ônibus escolares estão parados no estacionamento da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada no bairro do Mutange, em Maceió. Segundo o órgão, os veículos que foram adquiridos por meio do programa Caminho da Escola, resultado de uma parceria entre o município e o governo federal, custando cerca de R$3,5 milhões, não estão atendendo a demanda dos alunos da rede pública municipal porque o processo licitatório para a contratação de motoristas não foi concluído.

Os ônibus ficam estacionados no pátio da Semed em meio a outros veículos de funcionários e visitantes. Enquanto isso, alunos da rede pública municipal frequentam as aulas em ônibus fretados. A equipe de reportagem da TV Ponta Verde, entrevistou alunos que afirmaram que a qualidade dos veículos nem sempre é a ideal.

“Eram velhos, com bancos enferrujados e as cadeiras todas rasgadas, era tudo assim”, revelou uma estudante na saída do ônibus fretado, antes de entrar na escola localizada na Cambona.

Durante a apresentação dos ônibus, em dezembro de 2015, o prefeito Rui Palmeira (PSDB) afirmou que o transporte dos alunos estava impraticável e que realizar a renovação da frota era o objetivo de sua gestão. Os 23 veículos atenderiam uma demanda de 15 mil estudantes. Seis meses se passaram após a solenidade e os ônibus continuam parados.

Em nota divulgada à imprensa, a Semed, explicou que até o final do mês de julho os veículos vão estar realizando o transporte dos alunos. Ainda segundo o órgão, os ônibus já atendem aos estudantes durante eventos fora da sala de aula, como passeios escolares. 

A Secretaria explicou que o transporte dos alunos para as escolas não pode ser realizado enquanto a licitação para contratação de motoristas não for concluída. 

A reportagem do 7Segundos entrou em contato com a Semed para saber se durante o andamento da licitação ocorreu algum problema que resultasse na demora de seis meses, mas até o fechamento dessa matéria não recebemos retorno.

A demora para a conclusão da licitação é questionada por funcionários da rede pública municipal, que diariamente acompanham as necessidades e reclamações dos alunos. O professor municipal Edilton Dantas, afirmou durante entrevista ao 7Segundos que entende toda a questão burocrática, mas nada justificaria os seis meses com os veículos parados.

"A Secretaria deveria agilizar o processo. Além das dificuldades no transporte dos alunos é preciso avaliar que é um patrimônio parado e se deteriorando. Isso é um descaso com recurso do contribuinte e com a educação do nosso município. Uma questão realmente injustificável", expos.
 

Confira a reportagem que foi ao ar no Jornal do Dia da TV Ponta Verde, SBT Alagoas: