Alagoas

Detran/AL realiza segundo aulão preparatório para candidatos à primeira habilitação

Serviço é fornecido com o intuito de aumentar o número de aprovação nos exames teórico e prático

Por Agência Alagoas 01/07/2016 19h07

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL) realizou, nesta sexta-feira (1º), o segundo aulão preparatório para candidatos à primeira habilitação. O projeto, que tem o propósito de aumentar o número de aprovação nos exames teórico e prático, aconteceu no auditório da Autarquia e foi marcado por uma série de palestras ministradas por servidores da Chefia de Educação para o Trânsito (Edutran) e um momento de relaxamento com a psicóloga convidada Tereza Olegário.

A iniciativa do aulão partiu da presidência do Detran/AL, comprometida com a transparência do órgão, acolhendo os candidatos, demonstrando como funciona os exames e ressaltando a importância de aprender a conduzir os veículos segundo a legislação de trânsito.

De acordo com o chefe de Educação para o Trânsito, Abílio Gomes, o importante é a quebra de paradigmas. “Muitas vezes, as pessoas dizem que os examinadores da banca são brutos e foram reprovados por esse motivo; isso é uma defesa. Estamos aqui para quebrar isso”, enfatiza.

O evento foi dividido em dois períodos - das 9h às 11h, com dicas para o exame teórico, e de 13h às 15h, com dicas direcionadas ao exame prático. A subchefe de Controle e Fiscalização dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), Carla Cabús, demonstra a forma que os CFCs influenciam no direcionamento do candidato.

Ela explica que, muitas vezes, as autoescolas não se preocupam de fato com a formação do condutor e cabe ao candidato exigir sua formação. E reitera o fato de que é importante avaliar o CFC pela Ouvidoria do Detran.

Para Ruth de Lima, que participou do primeiro encontro, o principal benefício do evento é direcionar o candidato para a condução do veículo no dia a dia e recomenda o comparecimento daqueles que estão no processo da primeira habilitação.

“O aulão, para mim, foi importante não só para tirar dúvidas; aprendemos que a educação no trânsito é fundamental e o exercício da paciência também”, destacou Ruth.

A inscrição para o aulão, que é realizado quinzenalmente, pode ser efetuada através do link http://www.detran.al.gov.br/habilitacao/aulao. Os próximos encontros acontecem nos dias 15 e 29 deste mês.