Cultura

Jaraguá Vivo terá Baque Alagoano e coco de roda nesta sexta-feira

Apresentações culturais terão início às 19h

Por Redação com assessoria 01/07/2016 12h12
Jaraguá Vivo terá Baque Alagoano e coco de roda nesta sexta-feira
- Foto: Lucky Receptivos

Além das atrações fixas do bairro, no último mês, o Projeto Jaraguá Vivo passou a contar com uma programação cultural variada com apresentações de diversos grupos folclóricos que abrem o roteiro na Praça Dois Leões. Nesta sexta (1º), quem embala o circuito, a partir das 19h, é o grupo de maracatu Baque Alagoano, coletivo percussivo que tem em seu repertório músicas extraídas dos folguedos locais, recriadas através de novos “baques”. A apresentação aberta ao público, que também pode aproveitar o horário especial de abertura dos institutos e museus do bairro até as 21h todas as sextas.

Na última semana, os turistas que participaram do city tour prestigiaram a apresentação do grupo de coco de roda Los Coquitos antes de dar início à visitação dos espaços culturais do bairro. O grupo é do bairro Chã da Jaqueira, completa 10 anos em 2016.

“Para nós é uma honra poder estar participando deste projeto Jaragua Vivo, que está dando oportunidade a tantos artistas de trazer suas manifestações folclóricas para esse bairro tão emblemático para nosso cidade. Como o coco de roda é um patrimônio alagoano, acho que é muito importante levar essa parte da nossa história par aos turistas”, disse o coordenador do grupo, Janivaldo Soares da Silva.

A agente de turismo de Recife (PE), Gorete Falcão, esteve participando do circuito e elogiou a criação do circuito do Jaraguá, lançado este ano pela Secretaria Municipal de Promoção do Turuismo – Semptur. “Pra mim, os roteiros culturais são os produtos turísticos mais importantes de cada destino. Certamente, tem muito maceioense que não conhece a história da própria cidade. Por isso, eu acho fantástico o resgate das raízes do estado e das manifestações culturais da capital através deste city tour em um bairro tão lindo. Turismo sem história não existe”, defende a visitante.

A ideia do novo produto turístico é aliar a história, a cultura e a arquitetura do destino, além de oferecer mais uma opção de vida noturna aos turistas através de uma praça alimentação ao ar livre na Rua Sá e Albuquerque e apresentações de jazz”, explica a coordenadora do projeto, Luciana Fonseca.

Na prática, o roteiro propicia a visita ao acervo dos espaços culturais sediados na região, que revelam algumas das tradições e expressões artísticas da capital. Durante as visitas são contextualizadas a história da civilização do açúcar, do desenvolvimento da zona portuária, as relações comerciais e o povoamento da capital. Integram o roteiro do projeto: a Associação Comercial do Estado de Alagoas, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Arquivo Público de Alagoas, o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), a Igreja Mãe do Povo, Fundação Teotônio Vilela, Praça Dois Leões, Sindicato dos Estivadores de Alagoas, Rex Bar e Projeto Carro de chef, que reúne diferentes food trucks da cidade

São parceiros da iniciativa a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Alagoas (Sedetur), a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o Grupo de Receptivos de Alagoas (GRAL), o Sindicato dos Guias de Turismo de Alagoas (Singtur- AL), a Guarda Municipal, a Polícia Militar, o Rex Bar e o Projeto Carro Chef.