Alagoas

Mais de 200 vagas serão disponibilizadas em Complexos de Internação Masculina em AL

Complexo com três Unidades de Internação Masculina será inaugurado amanhã, Seprev garante outras obras

Por Tais Albino *estagiaria 04/07/2016 17h05

Um novo Complexo de Internação Masculina com 110 vagas disponibilizadas para acolhimento de crianças e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, será inaugurado amanhã terça-feira (5), às 14h, no bairro do Tabuleiro do Martins. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), outro complexo com mais 100 vagas, está em construção e será inaugurado ainda este ano, também no Tabuleiro.

Atualmente o Estado conta com sete Unidades de Internação Masculina (UIM). Esse número subirá para dez com a inauguração do Complexo, já que no local fucionarão mais três unidades.

A UIM, localizada no bairro do Clima Bom, que registrou uma fuga no final do mês de maio e uma tentativa no começo do mês de junho, foi fechada e passa por reformas.  

O novo complexo

Dentro das prerrogativas exigidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), o novo complexo conta com um novo arranjo organizacional e estrutural, sendo três refeitórios coletivos, uma quadra poliesportiva e seis salas de aulas com capacidade para atender até 60 adolescentes simultaneamente.

Problemas recentes na UIM do Clima Bom

Em menos de uma semana entre o final de maio e o começo de junho, a Unidade de Internação Masculina do Clima Bom, passou por uma grande fuga e outra tentativa. Monitores foram rendidos e chegaram a se ferir.

Na madrugada do dia 30 de maio, após três meses sem nenhum registro de tentativa de fuga em todas as UIMs, mais de 20 menores conseguiram fugir da unidade localizada no bairro do Clima Bom, após quebrarem o telhado de dois alojamentos e renderem 4 agentes socioeducativos. A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) informou na época que acionou imediatamente a Polícia Militar e que iria instaurar uma sindicância para verificar de que forma a fuga ocorreu e se houve facilitação.

“Ainda não está claro de que forma essa fuga aconteceu. Não sabemos ainda como eles conseguiram quebrar o telhado para chegar até os agentes. Minutos antes uma equipe de escolta, que monitora as unidades, vistoriou o local e não teria encontrado nada fora do normal. Uma equipe da Polícia Militar também passou por essa unidade e novmente nada de anormal foi verificado”, afirmou o assessor de comunicação da Seprev após a fuga.

Uma nova fuga na mesma UIM foi abortada no começo da tarde do dia 02 de junho. A ação dos menores deixou dois agentes ficaram feridos.

Segundo a assessoria da Seprev, a UIM, do bairro do Clima Bom, está fechada e passa por obras de reformas. A Secretaria afirmou não ter informações sobre o andamento das investigações sobre a fuga.