Alagoas

Reformulação do Portal da Transparência facilita acesso às contas de Alagoas

Portal conquistou a segunda posição na avaliação do Ministério Público Federal (MPF)

Por 7 Segundos 05/07/2016 13h01
Reformulação do Portal da Transparência facilita acesso às contas de Alagoas
- Foto: Angelo Farias/ 7 Segundos

O governador Renan Filho e a controladora-geral do Estado, Maria Clara Bugarim, se reuniram com a imprensa para um café da manhã, na manhã desta terça-feira (05), no Palácio Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Maceió, para expor as medidas da Transparência adotadas pelo Governo, que já conquistou a segunda posição na avaliação do Ministério Público Federal (MPF) e prestar contas das ações coordenadas pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), responsável pelo monitoramento, que envolve todos os órgãos estaduais.

“Desde a campanha política eu assumi um compromisso com um tripé formado por ética, transparência e proximidade. É uma alegria muito grande para todos os alagoanos, saber que estávamos na 15ª colocação e hoje somos o segundo estado mais transparentes do Brasil com uma nota de 9.8 de uma escala que vai até 10. O trabalho não para, temos o compromisso de estar mais próximo do cidadão. É mais fácil você ser transparente do que resolver os problemas da segurança, educação e saúde”, afirmou Renan Filho.

O Portal da Transparência Graciliano Ramos está no ar com layout diferenciado, com informações mais detalhadas e acesso às páginas e dados de forma mais dinâmica através do endereço eletrônico www.transparencia.al.gov.br. As mudanças foram formuladas pela CGE em conjunto com a Secretaria de Comunicação do Estado, com o apoio tecnológico do Instituto de Tecnologia do Estado (Itec), além da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), responsável pelas informações contábeis do Estado.

Renan Filho também ressaltou o compromisso que o governo tem com a população e afirmou que é direito do cidadão saber como o dinheiro público está sendo investido, consultar processos, denunciar irregularidades, entre outros. “As pessoas não se sentem representadas pelos governos, justamente porque elas os visualizam como governos 'opacos', escuros, sem iluminação, e aqui em Alagoas buscamos justamente fazer o contrário. O cidadão quer saber como o dinheiro público está sendo investido, como pagamos as contas, os salários, como andam as licitações e principalmente como andam as despesas”, disse o governador.

A controladora-geral Maria Clara Bugarim expôs dados da última pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha, acerca dos maiores problemas do país. Dados da pesquisa apontam a corrupção como o maior problema a ser enfrentado. Além disso, foi divulgado o índice de percepção da corrupção no ano de 2015. O Brasil aparece na 76º posição e divide essa posição com a Bósnia, Herzegovina, Burkina, Faso, Índia, Tailândia, Tunísia e Zâmbia. A Dinamarca ocupa o 1º lugar no ranking.

Através do Portal da Transparência, o cidadão tem a possibilidade de interagir com a página por meio da inserção de botões como: perguntas frequentes, fale conosco, além da disponibilização do manual de navegação, glossário, glossário interativo. Por meio do Portal, o cidadão tem acesso a primeira informação mais completa com apenas um click, podendo também fazer o download integral dos dados constantes no Portal, visualizar gráficos facilitando a visualização dos dados pelo cidadão, acesso a formulários de pesquisa personalizáveis, enquetes, consultas mais acessadas e link de busca, que orienta o internauta encontrar as informações de seu interesse. 

Média de acesso ao Portal

Nos últimos três meses, houve um crescimento de 94% de acessos ao Portal da Transparência Graciliano Ramos.

Sobre o Portal da Transparência

O Portal da Transparência constitui um mecanismo de controle social pioneiro no âmbito do Estado de Alagoas e disponibiliza dados desde 2007. A partir deste instrumento, independente de senha e que pode ser acessado através da internet, espera-se melhorar o canal de comunicação entre a sociedade e as atividades realizadas pelo governo.

O Portal da Transparência é uma iniciativa do Governo do Estado apoiado pelos Poderes Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público e Tribunal de Contas estaduais. Sua responsabilidade é da Controladoria Geral do Estado e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AL), através da Superintendência do Tesouro Estadual (STE) e com apoio tecnológico do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec).