Alagoas

Nova base descentralizada da Samu beneficiará mais de 25 mil moradores

Unidade assegura mais celeridade ao atendimento de urgência e emergência a população do bairro do Trapiche

Por Redação com assessoria 08/07/2016 14h02
Nova base descentralizada da Samu beneficiará mais de 25 mil moradores
O modelo já está em funcionamento em Maceió e qualifica os serviços de saúde público disponibilizados à população alagoana - Foto: Ailton Cruz

O governador em exercício Luciano Barbosa e a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, inauguraram na manhã desta sexta-feira (08), mais uma Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Maceió. Desta vez, o bairro beneficiado será o Trapiche da Barra, um dos mais populosos da capital alagoana e onde está localizada a maior unidade de urgência e emergência de Alagoas, o Hospital Geral do Estado (HGE).

A unidade, que já é a terceira implantada na capital alagoana, vai funcionar todos os dias em sistema de 24h. Para auxiliar nesta tarefa, serão disponibilizadas duas equipes profissionais: uma ambulância do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA) com direito a médico, enfermeiro, condutor socorrista e técnico de enfermagem e outra Unidade de Suporte Básico (USB), que contará também com dois técnicos de enfermagem e um condutor socorrista.

“Desde o início, o governador Renan Filho tem priorizado os setores da Segurança, Educação e Saúde. Estamos trabalhando de forma integrada para atingir estas metas e a entrega desta base é mais uma prova de que, dentro das nossas possibilidades, o Estado já conquista grandes avanços. A presença do Samu, em especial, traz conforto às famílias e de maneira eficaz, com a presteza e urgência necessária tem prestado um trabalho de competência e qualidade aos alagoanos”, afirmou Luciano Barbosa, governador em exercício.

Além da nova base no Trapiche, Maceió dispõe ainda de mais duas unidades descentralizadas. A primeira atendendo as comunidades da parte alta da cidade, no bairro da Serraria e a segunda voltada para os moradores do Litoral Norte, em Guaxuma. Na região interiorana, a central de Arapiraca trabalha de forma conjunta com as demais 35 unidades distribuídas ao longo do Estado.