Alagoas

Educação Fiscal é incluída em proposta para a base curricular de educação

Por Agência Alagoas 12/07/2016 17h05
Educação Fiscal é incluída em proposta para a base curricular de educação
Educação Fiscal é incluída em proposta para a base curricular de educação - Foto: Agência Alagoas

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) incluiu na proposta estadual para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos ensinos infantil, fundamental e médio a temática da Educação Fiscal para desenvolvimento nas escolas brasileiras.

Com a inclusão, a Educação Fiscal passa a figurar na categoria de Temas Especiais ao lado de assuntos como cidadania, sustentabilidade e educação financeira. A proposta teve como precursora a Gerência de Educação Fiscal da Sefaz, que, representada pelo coordenador pedagógico Yuri Miranda, participou do Seminário Estadual da Nova Base Curricular que reuniu, na última semana, alagoanos dispostos a contribuir com a construção da proposta curricular definitiva de Alagoas.

A iniciativa foi comemorada nacionalmente pelo Grupo de Educação Fiscal como passo importante para a consolidação do tema nas rotinas estudantis para o desenvolvimento da consciência fiscal e reforço dos direitos e deveres do cidadão no cumprimento da legislação e na cobrança da correta aplicação dos recursos.

Essa e outras contribuições serão apresentadas por meio de relatório encaminhado por Alagoas ao Comitê Gestor da BNCC, órgão responsável por selecionar as principais propostas de todos os estados brasileiros para avaliação do Conselho Nacional de Educação até o final do ano.