Alagoas

Esmal lança regulamento para concurso de redação

Por TJ/AL 14/07/2016 08h08
Esmal lança regulamento para concurso de redação
Premiação ocorrerá no dia 4 de novembro, na sede da Escola da Magistratura. Foto: Caio Loureiro - Foto: Divulgação

 A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) lançou, nesta quarta-feira (13), regulamento do concurso de redação “Direitos e Deveres do Cidadão 2016”, voltado para estudantes do 9º ano das escolas das redes municipal e estadual que participam do programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), da Esmal.

    Entre os assuntos que poderão ser abordados estão eleições, violência e abuso sexual, combate ao bullying e à violência na escola, direitos e deveres do aluno, prevenção ao uso de drogas e cidadania, justiça e meio ambiente. De acordo com o edital nº 66/2016, que pode ser conferido aqui, o aluno deverá entregar apenas uma redação e não será permitida a elaboração do texto em coautoria.

    Ainda segundo o regulamento, o tema da redação será desenvolvido de acordo com as temáticas citadas e cada escola ficará com duas delas. O texto deverá conter, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30. O gênero literário será o dissertativo.

    A comissão julgadora de cada escola, inicialmente, selecionará as duas melhores produções. Os textos classificados deverão ser encaminhados à Coordenação de Projetos Especiais da Esmal até o dia 21 de outubro, no horário compreendido entre 8h e 13h.

    O julgamento final será realizado por uma comissão composta por nove integrantes, sendo três da Esmal, três da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e outros três da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). O resultado sairá no dia 31 de outubro, e a premiação está marcada para 4 de novembro, às 8h, na sede da Esmal, na rua Cônego Machado, nº 1.061, no Farol.

Premiação

    Será premiada a melhor redação de cada temática, por escola. Também será escolhida a melhor produção de cada rede de ensino, abrangendo todos os temas. Os alunos vencedores receberão mochilas com kits escolares e jogos educativos, além de medalhas. Mais informações sobre o certame podem ser obtidas pelo telefone (82) 2126.5399.