Alagoas

Tratamento Fora de Domicílio: pacientes reclamam de atraso na liberação de passagens

Governo culpa demora na liberação do orçamento para 2016; Conselho Estadual de Saúde rebate

Por 7 Segundos com TV Ponta Verde 14/07/2016 11h11
Tratamento Fora de Domicílio: pacientes reclamam de atraso na liberação de passagens

Os alagoanos contemplados por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) estão tendo dificuldades de locomoção para realizar consultas médicas e demais procedimentos fora do estado. Segundo eles, a oferta de passagens aéreas está atrasada porque o governo não está pagando em dia os fornecedores.

Uma mulher, que prefere não ser identificada, deveria viajar nesta semana para o estado de São Paulo a fim de realizar exames e tratar um câncer. Ela denuncia que, um dia antes da consulta, que já estava programada, recebeu a notícia de que não poderia viajar porque as passagens áreas não haviam sido liberadas. Ela faz acompanhamento para tratar a doença desde 2010 e afirma que isso nunca aconteceu anteriormente, mas que, a partir de 2015, o problema se tornou recorrente.

Selma de Lira, que também é cadastrada no programa, chegou a agendar uma consulta em uma clínica particular e afirma que não pode mais esperar. “Estou precisando urgente fazer o transplante e fico em vias de não ter mais acesso e morrer”, disse. 

Por meio de nota, o Governo de Alagoas, por meio da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), informou que o atraso se deve à aprovação da Lei Orçamentária Anual e que trabalha para normalizar a situação o quanto antes. O presidente do Conselho Estadual de Saúde, José Wilton da Silva, rebate e diz que a aprovação da LDO não passa de uma desculpa. 

“Eu acredito que houve um atraso na LDO, mas não justifica a falta de assistência para esses pacientes. O que tá faltando no estado de Alagoas é o governo honrar as dívidas de 2014 que ele não honrou com os fornecedores e também com as companhias aéreas”, ressaltou. “Vamos agendar uma reunião com o Ministério Pública para que se possa, no último caso, judicializar”, emendou. 

Confira, na íntegra, a reportagem da TV Ponta Verde - afiliada ao SBT: