Geral

Mais de mil estudantes participarão dos Jogos Estudantis de Alagoas

Ao todo, eles competirão em 13 modalidades esportivas; congressos técnicos começam nesta sexta-feira

Por Agência Brasil 15/07/2016 08h08
Mais de mil estudantes participarão dos Jogos Estudantis de Alagoas
- Foto: Ascom

Mil e sessenta e oito estudantes alagoanos tiveram sua presença confirmada para a edição 2016 dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), maior competição desportiva escolar do estado. O evento será realizado em Maceió a partir do final do mês de julho e, ao todo, 14 modalidades serão disputadas: futebol de salão, handebol, voleibol, basquete, natação, atletismo, vôlei de praia, luta olímpica, ciclismo, judô, badminton, xadrez e ginástica rítmica.

A modalidade com o maior número de inscritos é o handebol, com 156 atletas, seguido pelo voleibol com 150 participantes, futebol de salão e atletismo, cada um com 140 atletas inscritos. Dentre os esportes individuais, judô e atletismo contabilizam o maior número de competidores, tendo, respectivamente, 107 e 105 atletas inscritos.

Algumas unidades de ensino defenderão o título conquistado no ano passado, a exemplo dos Colégios Marista (basquete masculino juvenil), Monsenhor Luiz Barbosa (vôlei masculino juvenil), Intensivo (vôlei feminino juvenil), Madalena Sofia (handebol feminino infantil) e das escolas estaduais Monsenhor Sebastião (campeã do futsal feminino juvenil) e Theonilo Gama, heptacampeã do judô. As escolas do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), tradicional celeiro de jovens talentos da natação, levarão 28 atletas para a competição.

No interior do estado, os municípios de Delmiro Gouveia e Matriz do Camaragibe reafirmam sua tradição no basquete e voleibol: enquanto o primeiro será representado pelas equipes feminina e masculina da Escola Estadual Luiz Augusto – que já teve atletas convocados para a seleção alagoana de basquete e possui um ex-aluno jogando no Vitória, em Salvador -, o segundo terá suas duas escolas estaduais – Maria Antônia e Saturnino de Souza – competindo no voleibol.

Congressos técnicos – A partir desta sexta-feira (15), terão início os congressos técnicos das modalidades esportivas. “Nestes congressos, haverá discussão da tabela de jogos e sorteios dos confrontos a serem realizados”, adianta Henrique Vilela, coordenador do Jeal.

O primeiro encontro acontece nesta sexta-feira, no auditório da 13ª Gerência Regional de Educação (Gere) com as equipes que competirão na Ginástica Rítmica. O mesmo local sedia o congresso da natação no dia 20.

No dia 25, o auditório da Escola Estadual José Correia da Silva Titara sediará os congressos técnicos do atletismo, judô, luta olímpica, ciclismo, vôlei de praia, vôlei de quadra, basquete, futebol de salão e handebol.​