Geral

Criança em estado terminal realiza sonho de voar e ver o mar em Maceió

Jhuan é portador de leucemia; Secretaria de Segurança Pública fez surpresa à família, que ficou emocionada

Por Agência Alagoas 15/07/2016 09h09
Criança em estado terminal realiza sonho de voar e ver o mar em Maceió
- Foto: Neno Canuto

Voar, ver o mar, ter uma festa dos vingadores no aniversário de cinco anos e ganhar o boneco arqueiro. Esses são os sonhos do menino Jhuan, de quatro anos, internado na Casa da Criança do Hospital do Açúcar, em Maceió. Ele é portador de Leucemia e está em fase terminal. Na tarde desta quinta-feira (14), dois desses sonhos foram realizados: ganhou o boneco arqueiro, presente de uma enfermeira da unidade e foi sobrevoar da Orla de Maceió ao Gunga com os pilotos do Grupamento Aéreo da Segurança Pública.

O ato de amor e solidariedade foi intermediado por Cláudio Santos que perdeu um filho há cinco anos, também vítima da doença. Jhuan estava ansioso pelo passeio e foi cercado por médicos, enfermeiros e também familiares (pai, avós, tios, padrinhos, primos) que vieram de Pão de Açúcar para uma possível despedida. Apesar do quadro de debilitação diagnosticado, ele estava feliz. Olhos brilhando e sorriso aberto ao avistar o helicóptero. No colo da mãe Neidiane, de 26 anos, e acompanhado ainda da médica Juliana Amorim e de uma enfermeira, ele foi aos ares sob o comando do coronel CB André e do tenente-coronel Júnior.

“Sofremos muito com a perda do nosso filho e decidimos ajudar, apoiar crianças com câncer. Estamos dando assistência às internas no Hospital do Açúcar e na Santa Casa. Corremos atrás de exames, que não são baratos, e Deus consegue o restante para nós. O Jhuan é um menino fantástico, mas sabemos que o quadro dele é delicado. Isso tudo mexe com a gente”, enfatiza Cláudio Santos, que foi ao local acompanhado da esposa.

O pai de Jhuan, Ricardo Pereira, foi às lágrimas ao ver o aparato e que o sonho do filho estava se realizando. “Não tenho palavras para dizer o que sinto na condição de pai. Só tenho ele e sei que meu filho está indo embora. Pelo menos ele está realizando um sonho. Mas, sejamos fortes para aceitar a decisão de Deus”, afirmou o genitor do menino.

Jhuan, apesar da pouca idade, está consciente de tudo. Ele impressiona a todos com a sua sapiência. Havia desistido de ver o mar de helicóptero, mas pela manhã enviou um áudio, via whatsapp para a médica assegurando: “tia, resolvi, eu não tenho medo e quero ir no avião”.

Ele sabe que está fraco e que tudo pode acontecer. Cansado e sentindo fortes dores, demonstrou isso em conversa com a mãe. A mãe afirmou: “Não fique assim, Jhuan, você é um guerreiro”. E ele prontamente respondeu: “Mãe, guerreiros não cansam e eu estou cansado, não estou aguentando mais. Não quero mais isso”.

A médica Juliana falou que a situação é realmente crítica. Jhuan tem Leucemia há três anos, não conseguiu doador compatível de medula e o quadro se agravou. “Tentamos encontrar doador no início e não deu certo. A doença chegou a estacionar e vibramos, mas quando conseguimos um doador mais ou menos compatível ela voltou e não teve mais condição. Infelizmente é irreversível, ele está com 88% das células comprometidas. Mas, continuamos as tentativas”, relatou a médica Juliane.

Os pilotos do Grupamento Aéreo expressaram comoção, mas se sentiram bem com a sensação de uma boa missão cumprida. “Fizemos com o maior prazer. Foi emocionante perceber como ele arregalou os olhos ao avistar o mar, tudo novidade para ele. Sem palavras”, disse o coronel André.

O passeio ficou nas mãos do piloto tenente-coronel PM Junior, que expressou muita sensibilidade. “Cumprimos nosso papel. Há coisas que nos pegam de surpresa, são difíceis de lidar, mas nos deixam felizes por sabermos que também fizemos alguém feliz. O Jhuan nos emocionou e vimos seus olhos brilharem. Isso é o que importa, realizamos o seu sonho”, declarou coronel Júnior.

Nesta sexta-feira (15), Jhuan passa por mais uma sessão de quimioterapia autorizada pela mãe, por conta do risco. Mas, a torcida do Grupamento Aéreo da Segurança Pública é a de que sejam todos convidados para a festa dos Vingadores, no dia 3 de agosto. E que ele possa viver e ver o mar quantas vezes sentir vontade.