Alagoas

Passageiros enfrentam filas com alteração dos procedimentos de inspeção nos aeroportos

Segundo a Anac, a medida não tem ligação com as Olimpíadas

Por 7 Segundos com Anac 18/07/2016 12h12
Passageiros enfrentam filas com alteração dos procedimentos de inspeção nos aeroportos
Aeroporto Zumbi dos Palmares - Foto: Reprodução

Considerada uma prioridade pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a segurança do transporte aéreo envolve procedimentos de inspeção importantes, tais como a revista de passageiros para o acesso às áreas restritas dos aeroportos (áreas de embarque, pista e aeronaves) e a inspeção de bagagens. Esses procedimentos de segurança são adotados e padronizados internacionalmente. 

A partir desta segunda-feira (18), as medidas de segurança estarão ainda mais presentes nos aeroportos, e é muito importante que os passageiros contribuam para que o embarque ocorra de forma eficiente e segura. Passageiros de voos domésticos enfrentam longas filas para embarcar no aeroporto Zumbi dos Palmares, localizado em Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió. As normas de segurança dos voos domésticos são semelhantes ao embarque de viagens internacionais.

Os procedimentos a que os passageiros estão sujeitos são os seguintes: passagem pelo pórtico; revista física (ou passagem pelo escâner corporal); retirada de notebook da bagagem de mão; revista de bagagem de mão pelo equipamento de Raios X e a abertura de bagagem de mão para inspeção.

A revista física aleatória é aquela em que o passageiro é revistado por um Agente de Proteção da Aviação Civil (Apac) do mesmo sexo, independentemente do disparo do alarme do equipamento de Raios X. A revista poderá ocorrer em local público ou reservado, a critério do passageiro e dos APAC, e com presença de testemunha. 

A retirada de computador portátil e de outros dispositivos eletrônicos do interior de malas e mochilas transportadas na bagagem de mão também será obrigatória na passagem pelo Raios X para voos domésticos. Atualmente, essa medida é adotada para voos internacionais.

A inspeção manual aleatória de pertences de mão no momento da passagem pelo equipamento de Raios X também poderá ser solicitada; nesse caso, os passageiros deverão abrir suas bagagens de mão para inspeção pelos Apac.

A Anac informa que a medida não tem ligação com os Jogos Olímpicos ou com qualquer outro fator externo.