Alagoas

Alagoana de Atalaia realiza sonho de empreender com recurso do Estado

Por Agência Alagoas 18/07/2016 17h05
Alagoana de Atalaia realiza sonho de empreender com recurso do Estado
Agência de Fomento de Alagoas vem ajudando milhares de alagoanos a realizarem seus sonhos de empreender e viver dignamente - Foto: Ascom/Desenvolve

Em busca de realizar um sonho de infância, Ana Lúcia Ferreira da Silva começou, há um ano, a vender confecções de porta em porta em sua cidade natal, Atalaia, na Zona da Mata de Alagoas. Mas ela não queria parar ali. Queria abrir uma loja e se tornar uma empresária.

Esforçada e dedicada, ela conseguiu ingressar em uma faculdade de Administração e, todos os dias, se deslocava até a capital para assistir às aulas do curso de graduação. O sonho, persistente, não saia da cabeça da jovem atalaiense. Até que no fim do ano passado, Ana Lúcia ouviu de uma amiga a possibilidade de tomar crédito facilitado a juros baixíssimos do Estado.

A porta de entrada para a realização do sonho dela foi a Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) que, de maneira inovadora e assertiva, vem ajudando milhares de alagoanos a realizarem seus sonhos de empreender e viverem dignamente. Já no começo de 2016, Ana Lúcia pegou seu primeiro crédito no valor de R$ 3 mil que resultou na abertura de sua loja denominada Lua Bela.

Comercializando roupas femininas e masculinas em uma boa localização da cidade, na região central, ela já tem clientela certa e vem inovando com a utilização de ferramentas digitais para ampliar as vendas. “Passei a publicar fotos das peças que vendo no Facebook e através de um grupo de whatsapp e aí minhas vendas decolaram de vez”, declarou a microempreendedora.

Desta forma, ela conseguiu liquidar antecipadamente o primeiro recurso tomado por meio da linha de financiamento Microcrédito Desenvolve/BNDES e, agora, está em seu segundo crédito com valor de R$ 12 mil.

Esse novo recurso servirá como capital de giro e, além disso, abrirá uma nova perspectiva de vendas para a comerciante: ser vendedora exclusiva de uma marca específica para o público Plus Size.

Ana Lúcia está finalizando seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Administração, focada na gestão de empreendimentos para as mulheres com manequins acima do tamanho 44, conforme os padrões brasileiros.

De acordo com o presidente da Desenvolve, Rafael Brito, alagoanos com esse perfil empreendedor, destemida e determinada como Ana Lúcia, são os que encontram na atual gestão do Governo de Alagoas um parceiro.

“O governador Renan Filho tem se empenhado, assim como a equipe da Desenvolve, para proporcionar a essas pessoas os meios para a realização dos seus sonhos ou a continuidade deles”, afirmou Rafael Brito.

Ana Lúcia acrescentou que seu sonho estava longe de se realizar antes de conhecer a Desenvolve, pois já havia tentado tomar empréstimo em outras instituições bancárias, mas as condições eram inviáveis.

Em se tratando de mercado Plus Size, são muitas as demandas que surgem nesse cenário, em especial no que diz respeito ao bem-estar e ao aumento da autoestima que figuram como elementos importantes.

Quebrando a visão de que apenas os magros são belos e felizes ou de que o mundo pertence àqueles que vestem de 40 para baixo, esse novo conceito responde a demandas da sociedade por um mundo mais inclusivo, ao mesmo tempo em que cria todo um nicho especial de mercado.