Brasil

Venda de BR Distribuidora deve ser fechada no início de 2017, diz Parente

Por Folha 27/07/2016 15h03
Venda de BR Distribuidora deve ser fechada no início de 2017, diz Parente
Venda de BR Distribuidora deve ser fechada no início de 2017, diz Parente - Foto: Folhapress

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, estimou nesta quarta-feira (27) que o processo de venda de participação da BR Distribuidora deve ser fechado no primeiro trimestre do próximo ano.

Segundo ele, a companhia pública deverá receber propostas vinculantes até dezembro deste ano, o que fará com que a transação seja encerrada no início de 2017.

O dirigente da companhia estatal observou, contudo, que dependendo de quem for o vencedor, a etapa de análise pelas agências reguladoras poderá ter um período de duração maior.

"Nós receberemos as chamadas propostas vinculantes por volta de novembro e dezembro, o que sugere que o fechamento dessa transação se dará no primeiro trimestre do ano que vem, possivelmente. Dependendo de quem for o vencedor, muito provavelmente haverá questões relacionadas a discussões de natureza regulatória. Se for alguém que já é um player do mercado, certamente isso vai merecer por parte do Cade uma atenção maior", disse.

Após analisar três propostas de compra da subsidiária, a Petrobras decidiu alterar na semana passada o modelo de venda da companhia, um dos principais ativos de seu plano de desinvestimento.

O novo modelo prevê o compartilhamento do controle da companhia com novos sócios. Ele prevê o lançamento de duas classes de ações da subsidiária: preferenciais (sem direito a voto) e ordinárias (com direito a voto). Será vendida uma fatia de 51% do capital votante.

Parente se reuniu nesta quarta-feira (27) com o presidente interino, Michel Temer, no Palácio do Planalto.