Alagoas

Movimento Brasil realiza novas manifestações; líder em AL avalia administração interina

Por Mariane Rodrigues *estagiária 29/07/2016 12h12
Movimento Brasil realiza novas manifestações; líder em AL avalia administração interina
Josan Leite, líder do Movimento Brasil.

O Movimento Brasil realiza uma nova manifestação a favor do impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff (PT), às 9h do próximo domingo (31) em todo o Brasil. Em Alagoas, a mobilização acontece no Corredor Vera Arruda, localizado no bairro da Jatiúca, em Maceió.  O grupo sai as ruas para reforçar que está acompanhando todo o processo até a última etapa, que ocorre dia 09 de agosto, quando haverá a discussão e a votação do parecer no Plenário. 

Nesta quinta-feira (28), o advogado de Dilma Rousseff, e também ex-ministro da justiça e ex-advogado-geral-da União, José Eduardo Cardozo, entregou o documento de defesa da petista, com 500 páginas, que segundo a defesa, provam que Rousseff não cometeu crimes para seu impedimento. O documento foi entregue poucos minutos antes do prazo de encerramento. 

Em entrevista concedida ao Portal 7 Segundos, o líder do Movimento Brasil em Alagoas, Josan Leite Pereira Barros, classifica o governo de Dilma Rousseff e seu partido, PT, como "o mais corrupto e incompetente da história do Brasil", mas que o Movimento sai às ruas para exigir a punição severa de todos os curruptos, em respeito as instituições, que, segundo o grupo, devem ser ocupadas pelo mérito dos integrantes  e não por apadrinhamento político. 

Em entrevista, Josan Leite também fala qual a avaliação do grupo sobre o presidente interino Michel Temer, e o que o movimento cobra do atual governo, que caso não cumpra, realizará novas manifestações. 

7 Segundos: Qual o posicionamento do Movimento Brasil em Alagoas, quanto ao governo Michel Temer? 

Josan Leite:  O Temer foi eleito pelo PT e quem elogiava o Temer na campanha era a Dilma. Estamos tirando o PT e o Temer é o herdeiro deste partido, eleito nesta chapa. Em dois meses de governo o Temer já tem mostrado melhor capacidade administrativa que as gestões petistas anteriores, talvez, quem sabe, no futuro, reconheçamos que a gestão Dilma deixou ao menos um legado, o seu vice.

7segundos: Então vocês avaliam como positiva a administração dele neste curto prazo de tempo?

Josan Leite: Avaliamos que a Presidência da República volta a ser protagonista nas mudanças que queremos para o Brasil, mas está longe de atender e ainda tem muito a fazer para conquistar nossa admiração, mas ao menos já reconquistou nosso respeito [...] O mérito que podemos dar ao governo Temer, neste momento, é o de recuperar o respeito e ressuscitar a esperança do povo brasileiro.

 7segundos: Existe alguma medida que vocês esperam que o governo interino faça, mas que ainda não foi realizada?

Josan Leite: Apoio incondicional a Lava Jato e às 10 medidas contra a corrupção; criação de um Plano de Estado de Desenvolvimento, a longo prazo e que extrapolem governos;  políticas de desregulamentação do Estado, com menos burocracia; o fim do Fundo Partidário; o fim das regalias nos três poderes; nova forma para o preenchimento das vagas dos tribunais superiores, em especial o Supremo Tribunal Federal;  menos Estado na vida dos Cidadãos, mais apoio ao livre mercado e menos impostos- esta é uma bandeira que todo brasileiro levará no dia a dia, ninguém aguenta pagar um das mais altas taxas tributárias do mundo. Temos a energia mais cara, os carros mais caros, o combustível mais caro, móveis e eletrodomésticos mais caros. Tudo nosso é caro e o maior culpado são os impostos. Por isso o povo grita: Menos impostos Já!

7segundos:  E vocês acreditam que essas medidas serão atendidas pelo governo interino? Realizarão protestos contra o atual governo caso não sejam atendidas? 

Josan Leite: São pautas que iremos continuar a cobrar mesmo após o impeachment.

 7segundos: Cobrar com novas manifestações?

Josan Leite: Se for necessário, sim. Iremos sim. O povo jamais deve abandonar o espaço conquistado nas ruas. 

Confira próximas datas do processo de impeachment

Dias 28/07 a 01/08 - Elaboração do parecer
Dia 02/08 - Leitura  parecer na comissão e vista coletiva
Dia 03/08 - Discussão do parecer na comissão
Dia 04/08 - Votação do parecer na comissão
Dia 05/08 - Leitura do parecer em Plenário
Dia 09/08 - Discussão e votação do parecer no Plenário

Confira agenda da manifestação deste domingo em Alagoas

Data: 31 de julho

Local: Corredor Vera Arruda, Jatiuca, Maceió.

Horário: 9h

Na manifestação, haverá profissionais que explanarão sobre a Lava Jato e as dez medidas contra a corrupção e contra o modelo de Estado. 

Reivindicações:

Fortalecimento da Lava Jato

Punição severa aos corruptos

Menos impostos e menos Estado.