Alagoas

As fascinantes falésias de Alagoas: Carro Quebrado, Gunga e Jacarecica do Sul

Por Agência Alagoas 31/07/2016 16h04
As fascinantes falésias de Alagoas: Carro Quebrado, Gunga e Jacarecica do Sul
As gigantes falésias do Gunga, esculpidas em rochas íngremes e com areias de várias cores, são um espetáculo à parte - Foto: Agência Tend Criativa

Todo o litoral brasileiro é extremamente rico em diversidade, seja ela natural ou cultural. Tal característica encanta e atrai turistas e admiradores dos quatro cantos do mundo, sobretudo para presenciar as imponentes obras resultantes das ações da natureza.

Um dos melhores exemplos da junção de beleza e imponência são as falésias, também conhecidas como penhascos. Em Alagoas se destacam as falésias de Carro Quebrado, do Gunga e de Jacarecica do Sul.

Formações geográficas que apareceram há mais de 180 milhões de anos e que se formam a partir de erosões naturais, as falésias têm o mar como escultor de suas formas. Isso acontece porque a alteração do nível das marés contribui para que sejam moldadas, formando enormes paredões, frequentados por praticantes de turismo ecológico e de aventura.

Conheça algumas das falésias mais lindas do Nordeste, localizadas em Alagoas.

Carro Quebrado

A estrada, que liga o município de Barra de Santo Antônio – localizado a 39 quilômetros de Maceió -- até a praia de Carro Quebrado já é, por si, só um atrativo.

Diversas casas de barro são vistas durante o percurso, além de uma bela vegetação e centenas de coqueiros. Há duas entradas para a praia, uma mais longe e outra mais próxima das falésias.

A origem do nome ‘Carro Quebrado’ tem algumas versões. Uma delas diz que, uma vez, um casal foi namorar na praia à noite e não conseguiu retornar porque o carro quebrou. Outra conta que um carro, certa vez, atolou na estrada de acesso à praia e foi totalmente corroído pela maresia do local.

Área de Proteção Ambiental (APA), Carro Quebrado possui uma vista deslumbrante, com uma belíssima vegetação, coqueiros, águas azuis, areia clarinha e a gigante falésia. Tudo isso torna o ambiente um excelente lugar para o descanso.

Caso você escolha entrar pelo primeiro acesso da praia, uma ótima pedida é caminhar pela areia até as falésias. Não é distante; em aproximadamente 30 minutos você já chegará ao destino. Nem pense em não ver de perto todas as cores que compõem a beleza do paredão.

Se você preferir não ir andando, são boas opções os passeios de buggy, barco ou lancha. A sugestão é chegar cedo e aproveitar a maré baixa.

Gunga

A Praia do Gunga é tida por muitos como a mais bela de Alagoas e uma das mais belas do mundo. Ela pertence ao pequeno município de Roteiro, bem próximo à Barra de São Miguel - a 31 quilômetros de Maceió. Cercada por um gigante coqueiral, seu mar tem águas calmas e encantadoramente azuis.

O Gunga é localizado em uma península, o que torna o local ainda mais belo e paradisíaco. Dois bicos de areia dão a impressão de formar pequenas e aconchegantes praias.

Do lado esquerdo é possível avistar a Barra de São Miguel e o encontro da lagoa do Roteiro com o mar. Já na outra ponta podemos ver justamente as gigantes falésias, totalmente esculpidas em rochas íngremes e com areias de várias cores.

Uma das maneiras de chegar ao Gunga é saindo da Barra de São Miguel em embarcações, como lanchas ou escunas, que levam à praia. A travessia dura aproximadamente 20 minutos. Assim como para chegar às falésias de Carro Quebrado, o turista pode optar pelo passeio de buggy ou ir a pé.

Jacarecica do Sul

Por último, mas não menos linda e importante, temos a praia de Jacarecica do Sul, pertencente à cidade de Jequiá da Praia - a 65 quilômetros de Maceió. Com um ar mais desértico, a praia contrasta muito bem o tom avermelhado das falésias e o azul do mar, dando um aspecto ainda mais magnífico ao local.

As falésias de Jacarecica do Sul têm mais de 15 metros de altura, que impõem bastante respeito, e isolam o mar e a lagoa de água doce. Uma das maneiras mais acessíveis de chegar ao lugar é por meio de um carro especialmente adaptado que sai das chamadas Dunas de Massapé - uma linda praia próxima ao local, com um grande berçário natural de diversas espécies de frutos do mar. O passeio para Jacarecica do Sul é conhecido como Circuito Pau de Arara.

Quem tiver o privilégio de visitar as falésias pode se hospedar nas cidades vizinhas ou na praia ao lado, conhecida como Barra de Jequiá ou Duas Barras, no próprio município de Jequiá da Praia.

Sugestão: quando for se preparar para conhecer a região, prepare a sua mochila com bebidas e comidas, pois não têm tantos restaurantes por perto. Também não se esqueça de caminhar pela areia e ver de perto a exuberância da praia de Jacarecica do Sul.

Diante das belezas apresentadas, fica mais que evidente que não se pode vir a Alagoas e não conhecer a imponência das falésias alagoanas.