Alagoas

Pré-candidata à prefeitura de Jequiá desiste; eleições podem acontecer com apenas um candidato

Rosinha Jatobá (PMDB) anunciou que não concorreria ao pleito ontem, sem justificativas

Por 7 Segundos 05/08/2016 11h11
Pré-candidata à prefeitura de Jequiá desiste; eleições podem acontecer com apenas um candidato
Rosinha Jatobá desiste de concorrer à prefeitura de Jequiá da Praia - Foto: Redes Sociais/Divulgação

O município de Jequiá da Praia, localizado no Litoral Sul de Alagoas, pode ter pleito eleitoral único nas eleições municipais deste ano. É que Rosinha Jatobá (PMDB), que, até então, era pré-candidata à prefeitura da cidade, anunciou que não vai mais concorrer ao cargo de gestora da cidade. A decisão veio à tona apenas na noite dessa quinta-feira (04), poucas horas antes da realização das convenções partidárias.

Até a conclusão da reportagem, Rosinha não informou se indicaria outra pessoa para substituí-la. Entretanto, de acordo com informações extraoficiais apuradas pelo portal 7 Segundos, um nome estaria sendo ventilado como opção de urgência, mas a informação ainda não teria sido confirmada oficialmente. No entanto, esse nome, bastante conhecido na cidade, não teria força política para concorrer com a segunda candidata, Jeanine Beltrão (PSD). 

Jeanine é filha do deputado estadual João Beltrão (PRTB) e irmã do deputado Marx Beltrão (PMDB). Ela já foi secretária de Educação em Coruripe.

Desistência 

Existem rumores de que Rosinha teria desistido de concorrer às eleições para assumir uma vaga como secretária de estado, cuja pasta ainda não foi revelada, em 2017. Em reunião partidária no povoado “Barra de Jequiá”, ela não comparecer e não deu nenhuma justificativa aos aliados da cidade. Rosinha Jatobá é esposa de Ricardo Santa Ritta, presidente da Fundação Ulysses Guimarães. 

Resposta do PMDB em Alagoas

O portal 7 Segundos entrou em contato com o PMDB, em Alagoas, que confirmou a informação e disse que não apresentaria nenhum outro nome para disputar as eleições em Jequiá da Praia. 

Candidatura única: é legal?

De acordo com a cartilha do Tribunal Superior Eleitoral, não existe, atualmente, nenhum dispositivo legal que impeça uma eventual candidatura única em qualquer cidade do país e que a representatividade dos eleitos pode vir à discussão, mas essa situação não invalida a eleição.