Brasil

Estrela paralímpica pensa em eutanásia após os Jogos do Rio

Por Ne10 08/08/2016 11h11
Estrela paralímpica pensa em eutanásia após os Jogos do Rio
Atleta foi ouro em Londres e fará do Rio sua última competição - Foto: AFP

Dona de duas medalhas paralímpicas, dententora de quatro recordes mundiais e na expectativa de disputar os jogos do Rio. Marieke Vervoort contrasta as glórias no esporte com o 'lado obscuro' de uma doença degenerativa que paralisa suas pernas e causa muitas dores, o que a faz 'pensar seriamente na eutanásia'.

"Quando me vêm com a medalha de ouro parece que tudo desaparece. Mas ninguém vê o lado obscuro da doença", disse a atleta ao jornal francês Le Parisien. 
 
Marieke Vervoort é belga e destaque no atletismo, classe T52. Nos últimos Jogos, em Londres, foi ouro nos 100m rasos e prata nos 200m. No Rio de Janeiro, ela espera terminar a carreira no pódio.
 
"O Rio é meu último desejo. Espero acabar a carreira no pódio", afirmou Marieke.
 
Depois disso, o futuro é incerto. Marieke Vervoort diz pensar seriamente no suicídio assistido, popularmente conhecido como eutanásia. O processo não é considerado ilegal em seu país, desde que haja o consentimento de um médico. 
 
A atleta de 37 anos disse ainda que não consegue dormir devido às fortes dores que sente e que ainda sofre constantes desmaios em casa.
 
"Começo a pensar na eutanásia, sabendo que apesar da minha doença, vivi coisas que outros nem podem sonhar", disse ao mesmo jornal.
 
Neste ano, Marieke defenderá seu ouro nos 100m rasos e buscará o título dos 400m. Depois disso, só ela saberá o futuro.