Brasil

Auditoria do TCU descobre que faixa presidencial sumiu, diz revista

Por JConline 13/08/2016 19h07
Auditoria do TCU descobre que faixa presidencial sumiu, diz revista
Auditoria do TCU descobre que faixa presidencial sumiu, diz revista - Foto: Reprodução/JConline

Uma auditoria que está sendo realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) descobriu que 4.500 itens do patrimônio da Presidência da República estão desaparecidos, incluindo a faixa presidencial. As informações são da revista Veja.

A lista conta também com obras de arte, utensílios domésticos, peças de decoração, material de escritório e computadores. Ainda não se sabe se os objetos foram extraviados ou surrupiados. “Há clara negligência da Secretaria de Administração da Presidência da República na guarda dos bens patrimoniais”, afirma o relatório elaborado pelo TCU.

A auditoria teve início em março, quando a Operação Lava Jato encontrou um cofre em uma agência bancária, onde estavam guardados presentes que o ex-presidente Lula recebeu durante seu governo. A lei determina que os presentes trocados entre chefes de Estado sejam integrados ao patrimônio da União. De acordo com técnicos, Lula e a presidente afastada Dilma Rousseff não cumpriram a regra.

Segundo a reportagem da Veja, entre 2003 e 2010, Lula recebeu 568 presentes e, pelos registros, deixou só nove deles no Planalto. Já Dilma recebeu 163 presentes e seis foram incorporados ao patrimônio.